Casablanca

Casablanca

Ficha técnica: Drama/Romance. EUA, 1942, 102 min. Direção: Michael Curtiz. Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid. Disponível no Now.

Sinopse: Rick Blaine (Bogart) é gerente de uma casa noturna em Casablanca, no Marrocos, no início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além de música e bebida, o estabelecimento funciona como um porto-seguro para refugiados do conflito que buscam uma nova vida nos Estados Unidos. Mas Rick vê sua vida tranquila virar do avesso quando é procurado por Ilsa Lund (Ingrid Bergman), sua ex-amante, agora casada com Victor Laszlo (Paul Henreid).

Por que assistir: Ganhador de três Oscars, inclusive melhor filme, o longa é frequentemente lembrado na lista dos mais importantes da história. A trilha sonora, com o clássico As Time Goes By, virou antológica.

Unsolved

Unsolved

Ficha técnica: Drama, EUA, 2018. Criação: Kyle Long. Elenco: Josh Duhamel, Bokeem Woodbine, Wavvy Jonez, Marcc Rose, Jimmi Simpson, Amirah Vahn. Disponível na Netflix.

Sinopse: A série retrata as investigações acerca dos assassinatos de dois dos maiores ícones do rap, Tupac Shakur e Christopher Wallace (conhecido como The Notorious B.I.G.), revela como eles se tornaram amigos e mostra o estopim da maior rixa da história da música pop norte-americana.

Por que assistir: O drama agrupa atores de alto nível da TV dos EUA em um caso intrigante. Os nomes vão de Jimmi Simpson (Westworld) a Bokeem Woodbine (Fargo). No final das contas, Unsolved serve como uma grande trama policial e faz com o telespectador questione como a polícia, em duas investigações, não conseguiu pegar os assassinos dos rappers.

Sherlock

Sherlock

Ficha técnica: Suspense, Reino Unido, 2010-2017, 90 min. Criação: Mark Gatiss e Steven Moffat. Elenco: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Rupert Graves, Una Stubbs. Disponível na Netflix.

Sinopse: Baseada na obra de sir Arthur Conan Doyle, a série traz as histórias do famoso detetive Sherlock Holmes para a Londres contemporânea. Metódico, excêntrico e avesso à vida social, ele conta com a ajuda do amigo Watson para resolver crimes e problemas que envolvem alto poder de raciocínio.

Por que assistir: É interessante observar os métodos incríveis de dedução e lógica de Holmes aplicados a questões atuais, como vazamento de fotos de celular. Benedict Cumberbacth acerta o tom do personagem e dá sua própria interpretação. Ele mostra que, no fundo, o detetive também tem emoções.

Desperate Housewives

Desperate Housewives

Ficha técnica: Comédia, EUA, 2004-2012. Criação: Marc Cherry. Elenco: Teri Hatcher, Felicity Huffman, Marcia Cross, Eva Longoria. Disponível na Netflix e no Now.

Sinopse: Em uma rua de um bairro rico, um grupo de mulheres esbanja glamour. Mas, entre as paredes de suas luxuosas casas há segredos espinhosos, como crimes e traição. A trama faz uma mistura que deu certo entre drama, comédia e suspense. E ainda por cima conta com um elenco estelar.

Por que assistir: Gente rica sempre rende boas histórias, e Desperate Housewives surfa com estilo nessa onda. A série ganhou elogios rasgados da mídia e tem sete vitórias no Emmy, incluindo melhor atriz para Felicity Huffman em 2005. Desperate Housewives entrou para a história como a série mais longeva da TV dos EUA só protagonizada por mulheres (180 episódios).