Alô, Alô, Terezinha!

Alô, Alô, Terezinha!

Ficha técnica: Brasil, 2009, 90 min. Direção: Nelson Hoineff. Com: Abelardo Barbosa, Rita Cadillac, Elke Maravilha, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Disponível no Now.

Sinopse: Apresentador mais popular da história da TV brasileira, Chacrinha é relembrado no documentário, que conta com depoimentos de artistas que cantavam no Cassino e das famosas chacretes.

Por que assistir: Abelardo Barbosa é um ícone da televisão, que se destacou com um jeito irreverente, com direito à distribuição de bacalhau para a plateia e uma buzina estrategicamente posicionada. Alô, Alô, Terezinha! recupera imagens de acervo dos programas que comandou entre as décadas de 1950 a 1980, além de entrevistas com várias pessoas que conviveram não apenas com o extrovertido Chacrinha, mas também com o tímido Abelardo.

True Detective

True Detective

Ficha técnica: Drama, EUA, 2014. Criação: Nic Pizzolatto. Elenco: Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Colin Farrell, Disponível na HBO e no Now.

Sinopse: A produção da HBO tem a proposta de a cada temporada retratar uma investigação criminal diferente. A primeira traz a caça a um serial killer, narrada em um intervalo de 17 anos. Já a segunda mostra três policiais californianos envolvidos em um caso de corrupção.

Por que assistir: As duas temporadas são interessantes e têm seus pontos fortes, mas a de estreia é de longe a melhor, comparada a um filme de longa duração. Com cinco Emmys, incluindo melhor direção (Cary Joji Fukunaga), a trama é cheia de referências filosóficas e cristãs. Chama muito a atenção as atuações afiadas de Woody Harrelson e Matthew McCounahey, os detetives da trama.

Últimos Homens em Aleppo

Últimos Homens em Aleppo

Ficha técnica: De Sidste Mænd i Aleppo. Dinamarca/Síria, 2017, 104 min. Direção: Firas Fayyad, Steen Johannessen. Com: Khaled Umar Harah. Disponível no Now.

Sinopse: Os chamados Capacetes Brancos são soldados voluntários neutros que trabalham em zonas de guerra resgatando e salvando vidas. Mas a situação em Aleppo, cidade síria mais afetada pelos ataques do Estado Islâmico, se tornou insustentável. O documentário acompanha uma equipe de resgate e mostra como funciona seu trabalho.

Por que assistir: Indicado ao Oscar 2018 de melhor documentário, o longa foi premiado no Festival de Sundance. Em uma época em que o cinema produz dezenas de filmes sobre heróis, Últimos Homens em Aleppo mostra os super-homens da vida real, pessoas que arriscam sua integridade o tempo todo apenas com o objetivo de fazer o bem.

Brooklyn Nine-Nine

Brooklyn Nine-Nine

Ficha técnica: Comédia, EUA, 2013. Criação: Dan Goor, Michael Schur. Elenco: Andy Samberg, Stephanie Beatriz, Terry Crews, Melissa Fumero, Joe Lo Truglio, Andre Braugher. Disponível no TBS e na Netflix.

Sinopse: Detetives e funcionários desleixados de um fictício distrito policial de Nova York mudam de postura assim que recebem o novo chefe, Capitão Ray Holt (Andre Braugher), determinado a transformar seus comandados nos melhores policiais da cidade.

Por que assistir: Assinada pelo criador de The Office e The Good Place, Brooklyn Nine-Nine subverte as populares séries policiais ao acrescentar um humor ácido nas batidas investigações do gênero mais visto na TV. Logo no ano de estreia, a comédia venceu o Globo de Ouro, assim como o protagonista, Andy Samberg, ex-Saturday Night Live.