The Big Bang Theory

The Big Bang Theory

Ficha técnica: Comédia, EUA, 2007. Criação: Chuck Lorre, Bill Prady. Elenco: Jim Parsons, Johnny Galecki, Kaley Cuoco, Simon Helberg, Kunal Nayyar, Melissa Rauch, Mayim Bialik. Disponível na Warner Channel.

Sinopse: Dois jovens gênios da física, Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon Cooper (Jim Parsons), dividem um apartamento e são surpreendidos ao descobrir que sua vizinha, Penny (Kaley Cuoco), é uma loira não tão inteligente assim. Um dos nerds, Leonard, acredita que pode conquistar a jovem.

Por que assistir: Comédia mais vista da TV americana, Big Bang Theory popularizou as nerdices e fez os CDFs, amantes de vídeo games e histórias em quadrinhos se sentiram orgulhosos de suas preferências. A série brinca com tudo isso abusando de um humor sagaz. 

American Gods

American Gods

Ficha técnica: Fantasia, EUA, 2017. Showrunner: Bryan Fuller, Michael Green. Elenco: Ricky Whittle, Emily Browning, Ian McShane. Disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Baseada no livro homônimo de Neil Gaiman, American Gods conta uma história maluca: deuses tradicionais, mitológicos, perdem fiéis para deuses modernos. A queda na reputação leva um dos ídolos mais antigos a unir forças para acabar com as divindades que estão na moda.

Por que assistir: O absurdo da trama provoca inúmeras discussões e leva o telespectador à reflexão. Afinal, invariavelmente o público venera um desses deuses contemporâneos: a droga, a mídia, as celebridades, o dinheiro, a tecnologia, entre outras divindades. American Gods é essencial por confrotar os valores do tradicional contra o moderno.

Catfish

Catfish

Ficha técnica: Reality Show, 2012, EUA. Criação: Nev Schulman, Max Joseph, Ariel Schulman, Yaniv Schulman. Elenco: Nev Schulmann, Max Joseph. Disponível no MTV Play e no Now.

Sinopse: Os apresentadores Nev Shulman e Max Joseph ajudam pessoas que se apaixonaram pela internet e mantiveram relacionamentos online a finalmente se conhecerem ao vivo. Fora das telas de computadores e celulares, a realidade é bem diferente.

Por que assistir: Por meio de buscas de fotos, históricos online e números de telefone, Shulman e Joseph descobrem que muitas pessoas usam identidades falsas para atrair pretendentes na internet. O encontro entre os "casais" é sempre o clímax do programa, com muito conflito, mistério e dramas existenciais profundos para um reality.

Ray Donovan

Ray Donovan

Ficha técnica: Drama. EUA, 2013. Criação: Ann Biderman. Elenco: Liev Schreiber, Paula Malcomson, Eddie Marsan, Dash Mihok, Jon Voight. Disponível no Clarovídeo.

Sinopse: A série acompanha um fixer, profissional especializado em livrar pessoas famosas de enrascadas, usando métodos legais e ilegais. Ray Donovan (Liev Schreiber) faz qualquer coisa para limpar a barra de seus clientes.

Por que assistir: A série concentra um caso por temporada e não economiza reviravoltas na vida das celebridades encrencadas. As soluções de Ray Donavan podem ser algo simples, como pagar propina, ou, digamos, mais brutal, como cometer assassinatos. O afiado entrosamento de Schreiber com Jon Voight, na pele do pai do protagonista, é um dos atrativos da trama _eles marcam presença nas premiações da TV.