Santa Ajuda

Santa Ajuda

Ficha técnica: Santa Ajuda. Brasil, 2011, 30 min. Direção: Alfredo Stadtherr. Elenco: Micaela Góes. Disponível no Now e no GNT (nova temporada às terças, às 21h30).

Sinopse: Organizadora profissional há 15 anos, Micaela Góes entra na casa de pessoas comuns para arrumar suas bagunças. Ela ensina os participantes a desapegarem de itens acumulados e criarem formas de deixar suas coisas e seus móveis mais organizados, com o objetivo de tornar o ambiente mais bonito e funcional. 

Por que assistir: Micaela apresenta táticas de arrumação desde um armário infantil até um escritório para várias pessoas, com simplicidade para qualquer telespectador aplicar às suas necessidades. A transformação é sempre surpreendente. O programa também tem pequenos quadros com dicas de limpeza e de etiqueta.

Suburra: Sangue em Roma

Suburra: Sangue em Roma

Ficha técnica: Drama, Policial, Itália, 2017. Criação: Daniele Cesarano, Barbara Petronio. Elenco: Alessandro Borghi, Giacomo Ferrara, Eduardo Valdarini. Disponível na Netflix.

Sinopse: Três homens (dois malandros e outro frouxo) encontram um padre desfalecido após uma suruba e aproveitam a cena inusitada para corromper o religioso. O trio faz juras de cumplicidade até que cada um consiga o desejado. 

Por que assistir: A série escancara a corrupção na Itália, que envolve criminosos, políticos e até o Vaticano. O ideal é ignorar as atuações pouco convincentes e focar na história, muito boa. A estrutura da série é diferenciada, porque mostra nos primeiros minutos dos episódios, antes da vinheta de abertura, o desfecho da história contada no capítulo. O barato é descobrir como os personagens chegaram àquele ponto.

Seven Seconds

Seven Seconds

Ficha técnica: Drama, Policial, EUA, 2018. Criação: Veena Sud. Elenco: Regina King, Clare Ashitey, Beau Knapp, Michael Mosley, Russell Hornsby. Disponível na Netflix.

Sinopse: Policiais brancos de Nova Jersey acobertam um atropelamento, cometido por um deles, que causa a morte de um jovem negro. A mãe do garoto não se conforma e busca justiça.

Por que assistir: Sem enrolar, o drama da criadora de The Killing é eletrizante, com revelações relevantes a cada episódio. A moral e a fé são contrapostas: de um lado estão os policiais vinculados ao crime, que não são clichês de vilões; do outro há uma família evangélica que crê na intervenção divina em qualquer situação. Conflitos raciais em voga nos Estados Unidos permeiam a história, dando um quê de atualidade à série.

The Voice (EUA)

The Voice (EUA)

Ficha técnica: The Voice. EUA, 2011, 70 min. Direção: Alan Carter. Elenco: Adam Levine, Miley Cyrus, Kelly Clarkson, Blake Shelton. Disponível no Canal Sony.

Sinopse: Reality de cantores onde não há espaço para amadores: todos os participantes cantam bem. Eles se apresentam para quatro artistas famosos (os técnicos), que estão de costas. Se gostarem da voz da pessoa, os técnicos viram as cadeiras e decidem treinar o calouro. O participante favorito do público vence a disputa de "melhor voz".

Por que assistir: Além do alto nível musical, o The Voice norte-americano mostra a disputa, as picuinhas e as brincadeiras dos técnicos nos bastidores, sempre com elenco estrelado. Novas regras e instrumentos, como o block button, mantêm o reality interessante.