Titanic

Titanic

Ficha técnica: Drama/Romance. EUA, 1997, 194 min. Direção: James Cameron. Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton. Disponível no Now.

Sinopse: O naufrágio mais conhecido do mundo serve como pano de fundo para a história de amor entre o humilde Jack (DiCaprio) e a ricaça Rose (Kate), que se conhecem durante a primeira (e última) viagem do Titanic. O romance proibido dos dois é tumultuado pelo noivo da moça, Cal (Zane), e pela imperdoável força da natureza.

Por que assistir: Um dos únicos três filmes na história a ganhar 11 Oscars, Titanic custou US$ 200 milhões na época de seu lançamento, mas arrecadou dez vezes mais nas bilheterias do mundo todo. O longa de James Cameron ainda transformou os jovens Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em astros.

Eu, Tonya

Eu, Tonya

Ficha técnica: I, Tonya. Drama, EUA, 2017, 119 min. Direção: Craig Gillespie. Elenco: Margot Robbie, Allison Janney. Disponível no Now.

Sinopse: O filme mostra a trajetória de patinadora no gelo de Tonya Harding, do início na infância ao fim turbulento. Com uma mãe detestável e um marido com tendências criminosas, ela foi envolvida num plano de sabotagem de uma rival em uma competição. A agressão covarde contra a colega gerou grande investigação no esporte e um rebuliço na vida de Tonya.

Por que assistir: A narrativa de Eu, Tonya sai do óbvio das cinebiografias ao encenar depoimentos da atleta, seu marido e sua mãe, como se o diretor estivesse conduzindo um documentário. As atuações de Margot Robbie, totalmente surtada, e de Allison Janney, como a mãe cruel, foram indicadas ao Oscar _Alisson ganhou o troféu.

Deadpool

Deadpool

Ficha técnica: Ação/Comédia. EUA, 2016, 108 min. Direção: Tim Miller. Elenco: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, Ed Skrein, T.J. Miller, Gina Carano, Brianna Hildebrand. Disponível no Now.

Sinopse: O mercenário Wade Wilson (Reynolds) é diagnosticado com câncer e se sujeita a um tratamento alternativo, que lhe confere um poder de regeneração incrível, mas enche seu corpo de cicatrizes e deformações. Ele decide se vingar dos responsáveis por seu estado ao mesmo tempo em que tenta conquistar o amor de sua vida, a prostituta Vanessa (Morena).

Por que assistir: Ao contrário de outros filmes de super-heróis, Deadpool é voltado para um público mais adulto, com piadas sexuais e politicamente incorretas. O longa foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme de comédia, e Reynolds concorreu como ator.

O Discurso do Rei

O Discurso do Rei

Ficha técnica: O Discurso do Rei. Drama, EUA, 2010, 118 min. Direção: Tom Hooper. Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce. Disponível no Now.

Sinopse: Gago, o rei George VI assume o trono da Inglaterra, mas entra em pânico quando precisa falar em público ou no rádio. Ele contrata um fonoaudiólogo com métodos nada ortodoxos para tentar resolver o problema e se tornar um rei respeitado.

Por que assistir: Dono de Oscars de melhor filme, diretor e ator (Firth), o filme é impecável ao retratar a intimidade de uma das figuras públicas mais notáveis do século 20. O diretor se empenhou durante quatro meses com o roteirista David Seidler para que o filme tivesse a maior exatidão histórica possível. O Discurso do Rei acerta ao focar não tanto nos fatos políticos, mas na relação de amizade entre um monarca e um técnico de voz.