Ícaro

Ícaro

Ficha técnica: Icarus. EUA, 2017, 121 min. Direção: Bryan Fogel. Com: Thomas Bach, Sebastian Coe, Nikita Kamaev, Vladimir Putin, Grigory Rodchenkov. Disponível na Netflix.

Sinopse: Enquanto grava um documentário sobre doping esportivo, o cineasta Bryan Fogel encontra um cientista russo cujas revelações transformam sua investigação em um suspense geopolítico que envolve "tráfico" de urina, mortes sem explicação e a exposição de um dos maiores escândalos da história dos esportes olímpicos.

Por que assistir: Ganhador do Oscar de 2018 de melhor documentário, Ícaro assume um papel ainda maior no mundo por causa da possível participação dos russos no governo do presidente Donald Trump. Questionador, expositivo e chocante, é um longa que deve ser visto não apenas pelos fãs do esporte. 

Blade Runner 2049

Blade Runner 2049

Ficha técnica: Ficção científica. EUA, 2017, 164 min. Direção: Denis Villeneuve. Elenco: Harrison Ford, Ryan Gosling, Ana de Armas, Jared Leto, Robin Wright. Disponível no Now.

Sinopse: Trinta anos depois dos eventos do primeiro filme, o blade runner K (Gosling) descobre um segredo que pode mergulhar a sociedade em um caos absoluto. Em busca de salvação, decide caçar Rick Deckard (Ford), ex-blade runner que desapareceu.

Por que assistir: Após 35 anos de espera, a continuação foi lançada com um astro do passado e um do presente em papéis de destaque. Indicada a cinco Oscars, a ficção científica levou a melhor em duas categorias: efeitos visuais e fotografia. O filme venceu as mesmas estatuetas no Bafta, o Oscar britânico. No site Metacritic, que compila resenhas de jornalistas, o longa tem nota 81 (de 100), com 47 críticas positivas. 

Dunkirk

Dunkirk

Ficha técnica: EUA/Reino Unido/França, 2017, 106 min. Direção: Christopher Nolan. Elenco: Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles. Disponível no Now.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soldados aliados da França e do Reino Unido são cercados e isolados por combatentes alemães nas praias e nos portos de Dunkirk (França). Durante duas longas semanas, eles batalham para não se renderem aos inimigos.

Por que assistir: Baseado em fatos reais, o longa conta com uma direção inspirada de Christopher Nolan (de Interestelar e A Origem). Indicado a oito Oscars, inclusive melhor filme e diretor, Dunkirk levou para casa três estatuetas: edição de som, mixagem de som e montagem. A obra tem cenas de batalha que impressionam, tanto em terra quanto na água e no ar.

Corra!

Corra!

Ficha técnica: Get Out. EUA, 2017, 104 min. Direção: Jordan Peele. Elenco: Daniel Kaluuya, Alison Williams, Bradley Whitford, Catherine Keener. Disponível no Now.

Sinopse: O jovem negro Chris (Kaluuya) é convidado para conhecer os pais da namorada, branca e rica, em um fim de semana na floresta. Mas o que inicialmente parece ser um desconforto racial se transforma em um verdadeiro pesadelo.

Por que assistir: Escrito e dirigido pelo comediante Jordan Peele, Corra! escancara o preconceito e o racismo de forma brutal e assustadora. Porém, além de construir situações tensas, também pode ser encarado como uma sátira social _tanto que foi classificado como comédia no Globo de Ouro de 2018. Indicado a quatro Oscars, incluindo melhor filme, ganhou a estatueta de roteiro original para Peele.