Espelho

Espelho

Ficha técnica: Espelho. Talk show, Brasil, 2006, 23 min. Apresentador e diretor-geral: Lázaro Ramos. No Canal Brasil e no Now (toda a 13ª temporada já está disponível)

Sinopse: Lázaro Ramos entrevista celebridades em clima descontraído e com reflexões sobre profissão, arte, família, política e sociedade. Ele também busca entender o momento conturbado do país, passando por temas como racismo e educação.

Por que assistir: Apesar da premissa intimista do talk show, Lázaro Ramos busca um tom mais contundente, sem forçar para ser engraçado ou intelectual. Ele até permite ao convidado escolher sobre o que gostaria de falar, o que deixa o formato do programa muito mais fluido e espontâneo.

Star Wars: Os Últimos Jedi

Star Wars: Os Últimos Jedi

Ficha técnica: Star Wars: The Last Jedi. Ficção científica. EUA, 2017, 152 min. Direção: Rian Johnson. Elenco: Daisy Ridley, Mark Hamill, Carrie Fisher, John Boyega, Adam Driver, Oscar Isaac. Disponível no Now.

Sinopse: Rey (Daisy Ridley) pede conselhos de Luke Skywalker (Mark Hamill) para desenvolver e compreender seus poderes, ao mesmo tempo em que busca respostas sobre seu passado. Enquanto isso, Leia (Carrie Fisher) lidera a Resistência em uma batalha contra a Primeira Ordem.

Por que assistir: Indicado a quatro Oscars, o filme desafia tudo o que foi construído pela saga espacial até o momento, promovendo alianças entre heróis e vilões, reviravoltas inesperadas e conflitos psicológicos. Os Últimos Jedi também quebra barreiras ao colocar uma mulher (Daisy) e um negro (John Boyega) como os heróis da vez.

The Americans

The Americans

Ficha técnica: Drama, EUA, 2013. Criação: Joe Weisberg. Elenco: Keri Russell, Matthew Rhys, Keidrich Sellati, Holly Taylor, Margo Martindale. Disponível no Fox Premium (novos episódios todas as quartas, à meia-noite).

Sinopse: Criada por um ex-oficial da CIA, o drama conta a história de uma dupla de espiões soviéticos infiltrados nos EUA dos anos 1980, nos últimos anos da Guerra Fria.

Por que assistir: De acordo com seu criador, The Americans é uma série sobre relacionamentos. A dupla de espiões vive um casamento de fachada, mas com o passar do tempo surge um clima entre eles. A série mostra como era tensa a relação entre a União Soviética (atual Rússia) e os EUA na época. O destaque fica para o elenco primoroso: que acumula nove indicações ao Emmy (a série, no geral, tem 14).

Prison Break

Prison Break

Ficha técnica: Drama, Policial, EUA, 2005. Criação: Paul Scheuring. Elenco: Dominic Purcell, Wentworth Miller, Amaury Nolasco, Sarah Wayne Callies. Disponível no Now.

Sinopse: Acusado de matar o irmão da vice-presidente dos Estados Unidos, Lincoln Burrows (Dominic Purcell) é condenado à pena de morte e aguarda a execução em uma grande penitenciária. Seu irmão, o engenheiro Michael Scofield (Wentworth Miller), comete um crime apenas para ser detido e ajudá-lo a escapar.

Por que assistir: A série conquistou o público com uma história envolvente, que gera tensão a cada reviravolta. A primeira temporada, muito bem amarrada, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor drama. Os anos seguintes deixaram um pouco a desejar, mas vale a pena arriscar pelo bom início.