Friends

Friends

Ficha técnica: Comédia, EUA, 1994-2004. Criação: David Crane e Marta Kauffman. Elenco: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry, David Schwimmer. Disponível na Warner e na Netflix.

Sinopse: A patricinha Rachel (Jennifer Aniston) abandona o noivo em pleno altar e parte ao encontro de sua amiga de infância, a chef Monica (Courteney Cox). Aí se dá o início das aventuras delas e de outros quatro amigos na Nova York dos anos 1990. 

Por que assistir: A série foi um sucesso de audiência na época e ainda chama a atenção. Os perrengues que os amigos enfrentam são atemporais e universais, de fácil identificação:  a perda do emprego, uma desilusão amorosa ou uma briga familiar. A série recebeu 62 indicações ao Emmy, com seis vitórias, incluído melhor comédia.

Pequena Grande Vida

Pequena Grande Vida

Ficha técnica: Downsizing. Comédia/Drama. EUA, 2017, 135 min. Direção: Alexander Payne. Elenco: Matt Damon, Christoph Waltz, Hong Chau, Kristin Wiig, Udo Kier, Jason Sudeikis. Disponível no Now.

Sinopse: O terapeuta ocupacional Paul (Damon) está cansado de sua vida e das dificuldades financeiras que enfrenta. Ele decide experimentar um tratamento inovador que encolhe as pessoas. Mas, com apenas 12 centímetros de altura, ele descobrirá que a nova vida é mais complexa do que aparenta.

Por que assistir: Com uma indicação ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante, para a ótima Hong Chau, Pequena Grande Vida tem uma narrativa inovadora, que parte de uma premissa inusitada para fazer uma sátira da sociedade. Ganhador de dois Oscars, o diretor Alexander Payne mostra uma mão sutil ao comandar sua primeira ficção científica.

Avatar

Avatar

Ficha técnica: Aventura/Fantasia. EUA/Reino Unido, 2009, 162 min. Direção: James Cameron. Elenco: Sam Worthington, Zoë Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang. Disponível no Now.

Sinopse: Jake Sully (Worthington) ex-fuzileiro naval que ficou paralítico, é escalado para uma missão em Pandora, um planeta alienígena habitado por Na'vis. No local, ele usa um avatar para se comunicar com os locais e acaba se apaixonado por Neytiri (Zoë). Juntos, os dois lutam contra a destruição do planeta.

Por que assistir: Ganhador de três Oscars e indicado a outras seis estatuetas, Avatar promoveu uma verdadeira revolução no cinema, trazendo de volta os óculos 3D de forma imersiva. A obra-prima de James Cameron se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos: US$ 2,7 bilhões.

Pantera Negra

Pantera Negra

Ficha técnica: Black Panther. Aventura. EUA, 2018, 134 min. Direção: Ryan Coogler. Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Letitia Wright. Disponível no Now.

Sinopse: Após a morte do pai, T'Challa (Boseman) é escalado para assumir o governo de Wakanda ao mesmo tempo em que mantém os poderes do Pantera Negra. Porém, a soberania do reino africano é colocada em risco quando um norte-americano, Erik Killmonger (Jordan), exige uma chance de lutar pelo trono.

Por que assistir: Em dez anos de filmes de super-heróis da Marvel, Pantera Negra se destaca por ser o mais diferente. Não só na história, que ganha contornos políticos e apresenta um vilão com motivações compreensíveis, mas no elenco, composto em sua maioria por atores negros.