Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ASTRONAUTA - PROPULSÃO

Turma da Mônica mira público adulto em primeira animação para a HBO

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Astronauta comanda sua nave em cena da animação Astronauta - Propulsão, parceria da MSP com a HBO

O personagem Astronauta ganhou novo visual em Propulsão, animação feita para a HBO

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 18/9/2021 - 6h20

Esqueça as animações fofas como A Princesa e o Robô (1983) e A Estrelinha Mágica (1988), ou mesmo o live-action Laços (2019). Os personagens da Turma da Mônica vão aparecer em uma nova série animada na HBO de olho em um público jovem adulto --aqueles que aprenderam a ler com as HQs de Mauricio de Sousa no passado e agora compartilham histórias do bairro do Limoeiro com os próprios filhos.

O projeto que marcará essa jornada mais adulta não será estrelado por Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, nem por Tina, Rolo, Pipa e companhia. O protagonista será o Astronauta --que já tinha histórias menos lúdicas mesmo nos quadrinhos infantis da turminha. Anunciado na CCXP de 2018, Astronauta - Propulsão está com a produção avançada e, em breve, uma data de estreia deve ser revelada.

"É uma quebra muito interessante de paradigmas, uma série com um tom diferente de tudo que a gente já fez", adianta Marcos Saraiva, produtor executivo da MSP (Mauricio de Sousa Produções), ao Notícias da TV. "O selo HBO é renomado, e desenvolver uma série para o público jovem adulto com eles é muito bacana para a gente também. E vai ser a primeira animação da HBO para a América Latina", comemora.

O fato de estar na programação do canal premium, no entanto, não significa que o personagem vai começar a usar drogas ou ter noitadas quentes com alguma alienígena durante suas viagens pelo espaço. "Nunca vamos ter sexo, sangue, violência... Os conteúdos da Turma da Mônica têm que ser para toda a família, é uma das premissas do Mauricio e dos gestores", define Saraiva.

O tom adulto, então, ficará por conta do próprio Astronauta, que sempre viveu jornadas mais filosóficas em suas histórias. Afinal, isolado em sua nave e distante da família e dos amigos na Terra durante meses ou até anos, ele desenvolveu uma pegada introspectiva que nenhum outro personagem da Turma da Mônica apresentam.

Astronauta - Propulsão terá seis episódios em sua primeira temporada. O personagem foi criado por Mauricio em 1963, mas ganhou uma repaginada de luxo em 2012, quando o quadrinista Danilo Beyruth lançou a primeira de cinco graphic novels estrelada pelo explorador do espaço. Depois do sucesso de Magnetar (2012), vieram Singularidade (2014), Assimetria (2016), Entropia (2018) e Parallax (2020) --todas assinadas por Beyruth.

E é justamente a versão reimaginada do Astronauta que ganhará a tela da HBO. Mas a série não adaptará nenhuma das cinco histórias já lançadas: a animação se passará antes de Magnetar, mostrando o personagem no início de sua carreira espacial.

"Logo que vi as releituras das histórias do Astronauta feitas pelo Danilo Beyruth, senti que tinha em mãos o básico para uma fantástica série de desenhos animados com tudo que deve ter uma proposta de ficção científica", contou Mauricio de Sousa em comunicado à imprensa na época do anúncio.

Mais projetos em desenvolvimento

Astronauta - Propulsão não é o único projeto em andamento na MSP. À reportagem, Marcos Saraiva conta que entre séries, longas e conteúdos audiovisuais variados, a equipe está tocando sete ideias --sem contar o Mônica Toy, com episódios curtinhos em desenhos estilizados. "Vem muita coisa bacana aí", promete.

Confira o teaser de Astronauta - Propulsão, animação da HBO:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.