A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
CAMINHO PARA POUCOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tatá Werneck em festa de Quem Ama Cuida; atriz entregou sinopse de novela para a Globo
Tata Werneck está prestes a dar um passo ousado em sua carreira. A atriz e comediante entregou uma sinopse de novela para a direção da Globo. A atitude é incomum, mas não inédita. Antes da artista, outros atores já haviam trilhado esse caminho e se tornado autores na emissora.
Como atriz de novelas, Tata teve papéis em tramas como Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015), Haja Coração (2016), Deus Salve o Rei (2018) e Terra e Paixão (2023). Ela está no ar como a Brigitte de Quem Ama Cuida.
Tata também é muito conhecida do público como humorista, área na qual já mostrou seu talento como escritora também: assinou seus programas humorísticos no Multishow, como Lady Night e E.T.: Edu e Tatá.
Caso consiga colocar sua história no ar, possivelmente na faixa das 23h, Tata não estará inaugurando um caminho novo. Ela se juntará a um ainda restrito grupo de profissionais que migraram da atuação para o roteiro.
Relembre quatro atores que já escreveram novelas na Globo:
O caso de Falabella é provavelmente o mais próximo de Tata Werneck. Ele também é mais conhecido do público por seus papéis cômicos, como o Caco Antibes de Sai de Baixo (1996-2002).
Falabella nunca abandonou a atuação, mas conseguiu emplacar algumas novelas na Globo. Ele foi o autor de títulos como Salsa e Merengue (1996), A Lua me Disse (2005), Negócio da China (2008) e Aquele Beijo (2011).
Em entrevista ao Roda Viva, na Cultura, em junho deste ano, o artista declarou que pensa em voltar a escrever uma novela na Globo, para a faixa das sete.
Hoje reconhecido como um dos maiores novelistas da história do país, responsável por títulos como Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995) e Belíssima (2005), Silvio de Abreu começou sua carreira nos palcos.
Ele trabalhou como ator em peças de teatro, novelas e filmes nas décadas de 1960 e 1970 antes de se consolidar definitivamente como um dos mestres da teledramaturgia no Brasil.
Antes de escrever Amor de Mãe (2019) e do remake de Vale Tudo (2025), Manuela Dias trilhou o caminho da atuação. Ela se formou como atriz e chegou a trabalhar na área até se consolidar como autora. Atuou nas novelas Dona Anja (1996), do SBT, e Brida (1998), da extinta Manchete.
Suzana Pires teve papéis em novelas como Caras & Bocas (2009), Fina Estampa (2011) e A Regra do Jogo (2015), e aos poucos foi trabalhando também como roteirista.
Ela não deixou de ser atriz, mas mantém as duas funções ativas na carreira. Na Globo, foi colaboradora de Flor do Caribe (2013) e creditada como autora de Sol Nascente (2016), juntamente com Walther Negrão e Júlio Fischer.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.