Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECLARAÇÃO POLÊMICA

Silvio Santos defende José Mayer sobre assédio e diz que prática é comum no SBT

REPRODUÇÃO/SBT

Silvio Santos fez discurso em defesa do ator José Mayer, acusado de assediar uma camareira na Globo - REPRODUÇÃO/SBT

Silvio Santos fez discurso em defesa do ator José Mayer, acusado de assediar uma camareira na Globo

GABRIEL PERLINE

Publicado em 19/9/2018 - 6h13

Silvio Santos causou um desconforto com as atrizes Thaís Melchior e Lisandra Cortez, do elenco de As Aventuras de Poliana, durante a gravação do Jogo das 3 Pistas, na tarde de ontem (18). Após uma sequência de perguntas, que tinham como resposta o nome de José Mayer, o apresentador saiu em defesa do ator da Globo sobre o caso de assédio à camareira Su Tonani e disse que a prática é comum no SBT.

Fontes do Notícias da TV acompanharam a gravação e revelaram as três charadas que levavam ao nome do ator, apresentadas em sequência: "1. Artista da Globo; 2. Acusado de assédio sexual; 3. Cometeram injustiça com ele".

Thaís ouviu a primeira dica e não soube responder. Lisandra ouviu a segunda e prontamente respondeu "José Mayer". Silvio fingiu que não ouviu e se voltou para a substituta de Milena Toscano em Poliana e lhe dirigiu a terceira pista.

"Quer dizer que eu não posso mais [assediar funcionárias]? Aqui no SBT eu já peguei quatro pessoas atrás das cortinas", disse Silvio, em tom de brincadeira, para depois assumir a defesa do ator.

"É uma injustiça o que fizeram com ele. Aqui também acontece isso, mas a gente não fala porque tem medo que eles [os atores] vão para a Globo ou para a Record. Por isso, a gente fica quieto", comentou.

O dono do SBT ainda deu um ultimato às convidadas e as proibiu de dar opinião sobre Mayer em suas declarações, afirmando que elas poderiam sofrer represálias. "Se alguém emitir algum comentário, será processado pela Globo e pelo SBT", disse.

O quadro não tem data para ir ao ar, e os comentários de Silvio Santos também podem ser cortados da edição final, assim como ocorreu no dia da participação de Preta Gil. Na ocasião, ela se ofendeu por ter sido chamada de gorda pelo apresentador durante a gravação, mas a fala foi eliminada do programa que foi ao ar.

Procurado, o SBT não se manifestou sobre as declarações de Silvio Santos até a publicação deste texto.

Caso polêmico
Depois de muita pressão de funcionárias da Globo e da própria emissora, José Mayer assumiu que praticou assédio sexual contra uma figurinista enquanto gravava a novela A Lei do Amor. O ator divulgou uma carta aberta em que pediu desculpas pelo erro e afirmou que pretende mudar sua forma de pensar e agir.

"Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas", disse Mayer no início da carta.

O ator declarou que recebeu educação machista e que aprendeu muito mais sobre respeito nos dias seguintes ao caso do que ao longo de seus 67 anos. "A única coisa que posso pedir a Susllem, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança", admitiu.

A denúncia contra José Mayer foi revelada por Susllem Tonani no blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de S.Paulo, que publicou um corajoso depoimento da figurinista assistente da novela A Lei do Amor.

No texto, escrito em primeira pessoa, a profissional de 28 anos diz que o assédio começou com frases do tipo "Como você é bonita" e "Como você se veste bem", que logo evoluíram para "Fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho".

Em fevereiro de 2017, dentro de um camarim dos Estúdios Globo e na frente de duas camareiras, Mayer teria colocado a mão esquerda na genitália de Susllem, que decidiu denunciar a agressão à emissora. Com o fim de seu contrato para trabalhar na produção de A Lei do Amor, Susllem levou seu drama à imprensa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.