Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUANTO MAIS CEDO, MAIOR

Fora do Fantástico por causa da Covid, série com Drauzio Varella migra para YouTube

DIVULGAÇÃO/PRÓDIGO FILMES

Em dia ensolarado, Drauzio Varella de roupa social em parque ao ar livre

Drauzio Varella em Quanto Mais Cedo, Maior: médico narra série sobre cuidados na primeira infância

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 27/9/2021 - 6h35

A série Quanto Mais Cedo, Maior deveria ter estreado no Fantástico entre 2019 e 2020. Porém, com a chegada da pandemia, os vídeos sobre primeira infância perderam espaço aos domingos e foram realocados para o É De Casa. No matinal, ficaram no ar até agosto deste ano. Agora, a produção da Pródigo Filmes acaba de ser publicada no canal do YouTube, Facebook e no site oficial do médico Drauzio Varella, que conduz as apresentações dos episódios.

Em Quanto Mais Cedo, Maior, o público pode acompanhar temas fundamentais para o bom desenvolvimento de uma criança em primeira infância, faixa que vai do zero aos seis anos. São abordados exames de pré-natal, amamentação, paternidade, educação infantil, leitura, além da relação com a cidade e o entorno.

Outros dois episódios inéditos vão ser oferecidos nas plataformas do médico. Eles abordam o papel do brincar e a importância da alimentação balanceada para a saúde infantil.

Ao Notícias da TV, Drauzio Varella conta que não fez parte da idealização do projeto, mas que se interessou pela temática, ainda que não seja especificamente sua área de atuação. "São [problemas] fundamentais no Brasil, esses problemas da infância. Achei que o projeto ficou interessante. As histórias, os personagens, foram muito bem escolhidos", justifica o oncologista. 

Com depoimentos sinceros de pessoas comuns, a websérie consegue ser informativa e muito simples, ainda que use linguagem e fotografia de documentário. As falas dos personagens emocionam, e a dura realidade causa empatia em quem assiste. É um convite sincero ao conhecimento sobre a primeira infância.

Para o médico do Fantástico, o mais interessante da série é a capacidade de levar informação descomplicada para a população menos abastada e com dificuldades reais como: falta de dinheiro, ônibus lotado e rotina exaustiva de trabalho.

"É interessante mostrar que gente com dificuldade consegue criar os filhos muito bem, consegue se dedicar, contar histórias para as crianças, consegue dar atenção, ficar atento à vida escolar dos filhos. Eu acho que isso é fundamental: dirigir a informação para aqueles que não recebem. Então a ideia foi justamente essa de fazer uma série sobre educação na primeira infância e que chegasse a todos", detalha o médico.

Veja aqui o primeiro episódio da série:

Carreira médica

A série Quanto Mais Cedo, Maior proporcionou o acesso de Drauzio Varella a histórias reais, de pessoas comuns da periferia. E é isso que emociona o médico: conhecer de perto a realidade das pessoas como especialista da saúde e como comunicador.

"A maioria das matérias ou entrevistas é feita em casas nas periferias das cidades brasileiras. Eu estive em lugares muito pobres, lugares em que as pessoas não chegam nem perto. Isso me fez conhecer o povo brasileiro e a luta desse povo pela sobrevivência, pela defesa dos valores morais e éticos. Isso me emociona, sabe?", relembra o médico de 78 anos.

Para o colunista do Fantástico, visitar tantas realidades é uma oportunidade de separar o joio do trigo, no que diz respeito a condutas de uma sociedade sadia.

Vi gente com aquela pobreza... Mas solidária, que ajuda o vizinho, que olha o filho do outro que precisa trabalhar. Gente pobre que pega a criança para criar, tem filhos adotivos.

"Uma coisa muito impressionante: a índole do 'povão' brasileiro. Porque o que chama a atenção são os crimes, é o tráfico, as balas perdidas... Esses idiotas que estão na política. Não que todos sejam, mas o que chama a atenção são os idiotas mesmo, não é? Isso não tem nada a ver com o povo do Brasil", compara", acrescenta Drauzio Varella.

Veja aqui a avaliação do médico para a Saúde e o combate à pandemia:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.