Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTROLE ZERO

Sem diretor, TV da Jovem Pan vive caos com gritos e cobrança por audiência

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

William Travassos nos estúdios da Jovem Pan, faz um sinal de joinha antes de começar o programa

William Travassos, apresentador da Jovem Pan: TV de Tutinha vive caos em seus bastidores

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 20/1/2022 - 7h00

A Jovem Pan News, canal de notícias da rádio de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, vive dias de caos em seus bastidores. Seu principal diretor, Humberto Candil, não aparece na Redação desde o fim do ano passado. Profissionais se queixam da maneira como outros chefes tratam a equipe e pela falta de oportunidades para quem deseja crescer. Ninguém está satisfeito.

A pressão por audiência também tem acalorado ainda mais os ânimos. Inaugurada em agosto, ela teve bom resultado apenas no dia de sua estreia e com o programa Os Pingos nos Is. Em dezembro, a Jovem Pan ocupou a posição de número 48 no ranking total da TV paga.

Entre os canais de notícia, está bem atrás da GloboNews e da CNN Brasil, que deveriam ser suas concorrentes diretas. Nos fins de semana, a TV chega a ficar no traço absoluto, principalmente nos sábados, dia em que vai ao ar o talk show de Antonia Fontenelle.

O Notícias da TV apurou com diversas fontes na TV que Candil se afastou pouco antes do Natal, em 23 de dezembro, e até agora não voltou. A coluna investigou que ele resolve problemas pessoais e chegou a contrair Covid-19. Desde então, o comando dos trabalhos tem sido feito por Marco Túlio Victoria, chefe de Redação da Jovem Pan.

O grande problema é que Victoria tem tirado a paz dos contratados por causa de seu tratamento pessoal. Vários repórteres, editores, produtores e até cinegrafistas se queixam que ele é "ríspido e ignorante". 

Nos últimos dias, profissionais mais renomados da Jovem Pan reclamaram que o atual chefe de Redação escalou profissionais sem grande experiência para fechar jornais. Até estagiários têm ganhado mais espaço, o que revoltou quem já é mais graduado na função.

Internamente, a única que tem o apreço dos colegas é a produtora-executiva Mariana Ferreira. A jornalista, que já teve passagens por Record, SBT e CNN Brasil, tem brigado para apaziguar os ânimos e dar espaço para quem quer aparecer.

Jovem Pan deve mudar comando

Como Candil não tem se metido em nada, os jornalistas da Jovem Pan entendem que ele será demitido por Tutinha assim que voltar. Recentemente, o site NaTelinha informou que há interesse em Franz Vacek, atual chefão do Jornalismo da RedeTV!. A negociação esfriou nos últimos dias por causa da indefinição com Candil, segundo fontes ouvidas pelo Notícias da TV.

Outra reclamação é que muita gente está dobrando o trabalho na emissora para atender à demanda forte de trabalho. Outros trabalham muito para não terem seu tapete puxado. "Tem apresentador que, se deixar, dorme na Pan com medo de perder espaço para gente competente", disse uma fonte, sob condição de anonimato.

Por causa dessa questão, o apresentador William Travassos virou alvo de piada. Por comandar muitos programas na grade, como o Top Of The Hour, o Opinião JP e o Flagrante, ele ganhou o apelido de "Dateninha" dos colegas. Tal qual José Luiz Datena na Band, Travassos parece ser uma figura onipresente. 

Procurada para comentar a situação, a Jovem Pan afirmou que Humberto Candil está em licença médica. Sobre o clima ruim nos bastidores e as acusações dos profissionais, a empresa disse apenas que não comenta assuntos internos. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.