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Sem alarde, Globo começa a agenciar artistas e entra no mercado de 'publis'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt com uma camisa vermelha dentro da casa do BBB22

Tadeu Schmidt: apresentador da Globo passou a ser agenciado comercialmente pela emissora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2022 - 6h30

Sem muito alarde e qualquer divulgação dos planos, a Globo entrou em um novo modelo de negócio com seus artistas: o agenciamento publicitário. A área de marketing do conglomerado de mídia passou a conversar diretamente com empresas que querem fazer comerciais nas redes sociais ou qualquer tipo de ação com contratados. É um processo semelhante ao que fazem agências como a Mynd8, uma das maiores do país e que tem Preta Gil como sócia.

O primeiro agenciado dessa nova modalidade da Globo é Tadeu Schmidt, jornalista que apresenta o BBB e que comandou o Fantástico durante quase dez anos antes de migrar do Jornalismo para o Entretenimento. Foi a própria emissora, já no fim do primeiro semestre, que intermediou os primeiros contratos de publicidade de Schmidt com o banco Bradesco, do qual ele se tornou garoto-propaganda.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo tem feito uma espécie de curadoria para as ações que Schmidt fará na carreira. O apresentador aceitou ser pioneiro na nova empreitada da empresa.

A líder de audiência encontrou nessa iniciativa um novo modelo de negócio. A Globo percebeu que pode faturar alto e ter maior controle das ações comerciais que são veiculadas se ela mesma conseguir representar os artistas com quais tem contrato fixo, como é o caso do jornalista. 

Atrair Tadeu Schmidt foi mais fácil por causa do seu momento atual de carreira. O apresentador passou anos no Jornalismo e não tinha muita ideia de como era o mercado publicitário. A emissora apresentou contatos e fez intermediações, além de prepará-lo com um media training de relacionamento com marcas. O trabalho foi bem elogiado por quem viu tudo de perto. 

Globo notou que perdia dinheiro

Nos últimos anos, artistas como Fátima Bernardes e Galvão Bueno passaram a ser altamente requisitados por agências de publicidade para campanhas. Fátima e Galvão costumam fechar anúncios com valores acima de R$ 1 milhão de cachê por cada exposição de produto feita mensalmente.

Para ser competitiva com outras agências que fazem esse tipo de intermediação, como Play9 (do youtuber Felipe Neto e do executivo João Pedro Paes Leme) e a Mynd8, a Globo praticou taxas mais baixas de comissão com Tadeu Schmidt. A emissora tem pedido 10% do valor de cada contrato fechado. A praxe do mercado é entre 20% e 30% de repasse para a intermediária.

A empresa quer usar a taxa mais competitiva é uma estratégia para entrar no mercado e mostrar seu diferencial: a expertise na produção de conteúdo, que as agências normalmente precisam terceirizar.

Novo modelo da Globo é teste

Por enquanto, a Globo tem tratado Tadeu Schmidt internamente como uma espécie de "cobaia" do projeto de agenciamento artístico publicitário. Se a experiência com ele der certo, o plano da área de marketing, que é ligada ao comercial da Globo, é conversar com outros artistas.

Procurada pelo Notícias da TV sobre seu novo negócio, a Globo confirmou as informações e diz que tudo ainda passará por ajustes antes de ser, de fato, colocado em prática para outros artistas.

"O trabalho que tem sido realizado com Tadeu Schimdt é um projeto piloto. Considerando o momento de sua carreira e a transição do Jornalismo para o Entretenimento, entendeu-se que seria importante contar com o apoio da Globo e a expertise da empresa no relacionamento com o mercado publicitário para ajudá-lo a compreender as especificidades e o apoiar nesse momento de sua trajetória profissional", disse a Comunicação da empresa. 


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