Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

SE LIGA BRASIL

SBT comete erro e divulga notícia falsa criada por IA ao vivo em jornal

REPRODUÇÃO/SBT

Homem branco com o braço erguido; ao lado dele outro homem branco; ao fundo é exibida a imagem de uma mulher branca no telão

Thiago Gardinali no SBT; apresentador do Se Liga Brasil tratou como verdadeira imagem de IA

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/4/2026 - 10h09

O apresentador Thiago Gardinali, âncora do Se Liga Brasil, cometeu um erro ao noticiar como se fosse verdadeira uma imagem gerada por meio de inteligência artificial, durante a edição de segunda-feira (13) do programa policialesco do SBT.

O SBT admitiu o erro e afirmou que adotou "providências internas" para evitar que isso volte a acontecer. "A imagem exibida pelo Se Liga Brasil não é real, de acordo com ferramentas de checagem. A veiculação do material sem prévia apuração desrespeita as normas de Jornalismo do SBT", disse a emissora em nota enviada ao Notícias da TV.

Ao vivo, o jornalista chegou a se exaltar ao comentar a suposta notícia de um posto de gasolina, localizado em São Paulo, que teria sido acusado de misoginia. Com base em uma imagem falsa, Thiago Gardinali alegou que uma mulher teria acionado a Polícia Militar após se deparar com um cartaz de conotação machista no estabelecimento.

Gardinali narrou com vários detalhes a informação mentirosa. "Vou mostrar para você um cartaz, colocado por um proprietário de um posto ao lado de um calibrador. Por causa desse cartaz, uma mulher chamou a Polícia Militar."

Na sequência, ele leu a suposta mensagem que estava no cartaz: "Calibrador self-service, chame um frentista se possuir mais de 60 anos, se for portador de necessidades especiais ou em caso de mulheres".

Após ler o conteúdo do cartaz, Gardinali chamou o comentarista delegado Palumbo para repercutir a "informação". Juntos, os dois passaram mais de cinco minutos ao vivo falando sobre o caso, apesar de se tratar de uma fake news.

Em determinado momento, o apresentador chegou a afirmar que a mulher "enlouqueceu" por causa do cartaz. "Ela falou o seguinte: 'Que absurdo é esse? Esse posto está divulgando a misoginia'. Foi todo mundo parar na delegacia."

A imagem tratada como verdadeira é completamente falsa e já havia circulado antes nas redes sociais. Além disso, o texto apresenta erros de português, como a palavra "possuir" escrita apenas com um "S".

O Se Liga Brasil estreou na programação do SBT no mês passado. A atração comandada por Thiago Gardinali tem alcançado bons resultados na audiência e posicionado a emissora na vice-liderança na Grande SP no horário em que vai ao ar, das 6h às 8h30.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.