Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCELA MESQUITA

Repórter da Globo é demitida ao retornar de licença-maternidade: 'Saio magoada'

REPRODUÇÃO/TV VANGUARDA/TV GLOBO

Marcela Mesquita no Link Vanguarda em 22 de julho de 2020

Marcela Mesquita no Link Vanguarda, na TV Vanguarda, em 22 de julho de 2020; repórter demitida após 12 anos de casa

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 10/5/2021 - 18h08

Afastada da reportagem por estar acima do peso no passado, a jornalista Marcela Mesquita, 37 anos, foi demitida da TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba e região, nesta segunda-feira (10). Ela retornava da licença-maternidade após dar à luz em dezembro. A profissional tornou sua história pública nas redes sociais e desabafou sobre a surpresa com seu desligamento após 12 anos de casa.

"Saio magoada porque foi uma coisa para a qual sempre me dediquei muito. Não entendi minha demissão. Mas sei que mesmo nos piores momentos a gente tem que se fortalecer, tem que tirar o lado bom da coisa. Hoje eu não consigo enxergar. Talvez, amanhã, quando esse turbilhão passar, eu consiga ver que algo bom vai acontecer", desabafou ao Notícias da TV.

Em publicação em seu Instagram, Marcela falou sobre o encerramento de um ciclo e o choque que teve ao ser desligada do quadro de funcionários ao voltar da licença-maternidade. "Depois de cinco meses de dedicação total à maternidade, hoje chegou o dia de voltar ao trabalho. Estava ansiosa. Dei um beijinho na minha filha no berço e disse: 'Marina, mamãe vai trabalhar e volta logo'. E não é que voltei pra casa antes do que eu imaginava?", escreveu.

"Para minha surpresa, fui dispensada da TV logo que cheguei para trabalhar. Agradeço aos amigos que fiz lá dentro. Agradeço pela parceria e, principalmente, por terem me dado a mão quando tiraram o meu chão", continuou.

César Tralli e Marcela Mesquita no Jornal Hoje, da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seu desabafo, a profissional expôs um episódio de 2017 em que ela foi impedida de aparecer no ar da afiliada da Globo por ter engordado. "Quando fui afastada da reportagem por estar acima do peso, foram os meus amigos que não me deixaram cair. Os de lá e os de cá. Vocês que acompanham o meu trabalho também me ajudaram nessa caminhada mandando mensagens de carinho e mesmo não me vendo na TV, continuaram comigo. Obrigada", agradeceu.

"Eu sei que fiz o meu melhor em todas as funções que desempenhei na Vanguarda nesses quase 12 anos de empresa. Saio de cabeça erguida. Que novas portas se abram. Prometo que vou abri-las com o mesmo sorriso no rosto que vocês conhecem", escreveu.

À reportagem, Marcela reafirmou que se sentia animada em retomar o trabalho na TV controlada por José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni --ela integrava a equipe de repórteres da manhã com reportagens para o Bom Dia Vanguarda, Link Vanguarda e Jornal Vanguarda.

"Eu realmente não esperava [a demissão]. Estava animada em voltar, porque sempre gostei muito do que faço. Sou uma repórter apaixonada. Claro, estava com o coração na mão por deixar a filha em casa, mas queria que ela se orgulhasse de me ver na TV. Estava na expectativa de voltar e fui pega completamente de surpresa", reconheceu.

"Fui muito elogiada na minha demissão pela chefia. Falaram da minha entrega e competência. Sempre vesti a camisa, e reconheceram isso. Mas, no fim, me demitiram. Não consigo entender o critério deles. Mas sou funcionária e sei que em uma empresa a gente pode ser demitido a qualquer tempo", considerou.

A situação que ela enfrentou no passado sobre seu peso a faz relembrar o que já passou nesses mais de dez anos de casa. "As pessoas todas na Redação sabiam disso [da questão do peso]. As pessoas mais próximas sabiam. Não era um segredo que eu guardava. Eu só não ficava colocando isso toda hora, porque eu era funcionária. Esta foi a primeira vez que falei abertamente e escrevi sobre isso", desabafou. 

"Quem me encontrava na rua falava: 'Que saudade de você'. Eu respondia: 'Estou na geladeira. Daqui a pouco eu saio'. Tentava levar uma boa. Enfim, tenho recebido apoio dos meus colegas. Eles acompanharam minha luta lá dentro, meu constrangimento por ter sido afastada da maneira que foi e pelo motivo que foi. Se você olhar, muitos estão comentando no meu post", relatou.

Em 2019, a apresentadora Michelle Sampaio, um dos principais nomes da Rede Vanguarda na ocasião, foi demitida por ficar gorda depois de engravidar. Ela também expôs a exigência da emissora em um texto para redes sociais. "Saí do 'vídeo' novamente porque nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez", entregou na época. 

Marcela saiu de licença-maternidade em 3 de dezembro, quando deu à luz Marina, sua primogênita. Um dia antes, estava ao vivo na TV Vanguarda. "Saio de cabeça erguida porque dei o meu melhor em todas as funções que exerci nesses 12 anos", finalizou.

A reportagem entrou em contato com a Vanguarda, que limitou-se a confirmar o desligamento da jornalista nesta segunda-feira (10).

Veja publicação de Marcela Mesquita sobre sua demissão da Vanguarda: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.