Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

JANAINA NUNES

Repórter chora ao vivo na Band após vídeo de Virginia com macaco: 'Racismo mata'

Reprodução, Band

Montagem mostra a repórter Janaina Nunes emocionada na Band e ao lado, vídeo de Virginia Fonseca com um macaco

Janaina Nunes, do Melhor da Tarde, criticou ataques contra Vini Jr. após vídeo de Virginia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2026 - 16h19

Janaina Nunes, comentarista do programa Melhor da Tarde, se emocionou nesta quarta (20) ao comentar o vídeo em que Virginia Fonseca beija um macaco em Dubai. Publicado dias depois da separação de Vini Jr, o registro rendeu comentários racistas contra o jogador na internet. "[Ela] não foi inocente, nem infeliz. Foi sem-noção", disparou.

A profissional entrou no ar já visivelmente emocionada, destacando que falta letramento racial de Virginia. "São pessoas que não convivem direito com pessoas negras, não convivem com o racismo de perto", iniciou.

Janaina ainda relembrou uma entrevista da influenciadora para Leo Dias, em que ela declarou que não se posiciona sobre racismo porque "vive e respeita" a pauta.

"Eu falei que ela estava errada. Não basta namorar, ter amigo negro, você tem que estar na causa, você tem que ser antirracista. É isso que muda o mundo. Quando você não tem essa noção, vai postar um vídeo inocente, com um macaquinho bonitinho e não vai achar que alguém vai associar isso a seu ex-namorado. Quando você lê os comentários, tem atrocidades", completou.

A jornalista pontuou que não sofreu casos graves de racismo ao longo da vida, mas destacou que a realidade é muito diferente para outras pessoas negras. 

"[O racismo] não cola comigo. Mas isso é comigo. Eu sei que, agora, na periferia, em escolas, tem gente sofrendo isso", declarou Janaina, que interrompeu sua fala por conta das lágrimas.

A apresentadora Cris Flores discursou a favor da colega. "A Jana, além de ser uma mulher preta e periférica, é mãe de um menino negro também. É uma dor em dobro. Todo dia que o filho dela sai de casa, ela não sabe se o filho vai voltar vivo. Porque o racismo mata, por isso, é crime."

Por fim, Janaina pediu que o foco das críticas não fique totalmente em Virginia e, sim, em quem proferiu comentários racistas contra o jogador da Seleção Brasileira. "Eu fico com medo de a gente cair na armadilha e não pegar quem realmente cometeu racismo. Ninguém pegou um comentário e colocou ali para mostrar quem falou. Essas pessoas têm que ser expostas", concluiu.

Em um comunicado enviado à imprensa, a equipe de Virginia negou qualquer intenção de ato racista. "Se houve algum entendimento fora desse contexto, lamentamos e repudiamos! Ao longo de sua trajetória, Virginia sempre se mostrou livre de preconceito seja ele qual for. Até porque, vive isso todos os dias, por ser uma mulher, independente e dona das próprias vontades", diz trecho da nota.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.