Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESULTADO EM SETEMBRO

Record disputa Emmy de Jornalismo pela primeira vez; Kit-Covid é trunfo da Globo

REPRODUÇÃO/RECORD E TV GLOBO

Montagem com André Tal e Guilherme Balza

André Tal e Guilherme Balza; reportagens da Record e da Globo foram indicadas ao Emmy 2022

ERICK MATHEUS NERY

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 16/8/2022 - 16h56
Atualizado em 17/8/2022 - 11h06

Pela primeira vez, a Record disputará o Emmy Internacional de Jornalismo. Segundo as informações divulgadas nesta terça (16), a reportagem que revelou a luta de André Tal contra o Parkinson enfrentará conteúdos da Nigéria, do Reino Unido e da Alemanha. O caso do Kit-Covid nos hospitais da Prevent Senior, revelado pela Globo, também concorre ao prêmio.

A reportagem Pesquisa do Parkinson, exibida no Domingo Espetacular em dezembro de 2021, mostrou que Tal vive com a doença há mais de quatro anos. O jornalista passou por um tratamento experimental em Miami, nos Estados Unidos, com o médico brasileiro Marc Abreu, especializado em doenças degenerativas. O processo foi documentado pela emissora e exibido na atração dominical.

"Mais do que ter o trabalho reconhecido, o que me deixa feliz é mostrar que, apesar de um diagnóstico como esse, continuo fazendo coisas grandes, ao ponto de ser indicado para a final de um prêmio como o Emmy. Mesmo com Parkinson, eu e a Record estamos disputando com feras do jornalismo mundial. O diagnóstico não foi um sinal de que tudo acabou", comentou Tal, sobre a indicação, em comunicado enviado pela emissora à imprensa.

O trabalho concorre na categoria Assuntos da Atualidade contra uma reportagem da BBC África sobre o grupo de crime organizado Black Axe; um trabalho da ITV junto com a revista The Economist e a Hardcash Productions, do Reino Unido sobre as mulheres que lutam contra o governo do russo Vladimir Putin; e o especial da alemã NDR-Fernsehen sobre Mohamedou Ould Slah sobre o homem que ficou 14 anos preso na base militar norte-americana de Guantánamo.

Essa é a primeira indicação da Record no prêmio de jornalismo. Em 2020, a emissora de Edir Macedo concorreu ao troféu na categoria de programa de entretenimento sem roteiro pelo Canta Comigo, apresentado na época por Gugu Liberato (1959-2019).

Confira a reportagem:

Prevent Senior

A Globo concorre na categoria notícia pelo caso da Prevent Senior, operadora de saúde que usou medicamentos sem eficácia no tratamento de pacientes com Covid-19.

A investigação liderada pelo repórter Guilherme Balza destacou que a empresa ocultou a causa das mortes dos pacientes com o Sars-Cov-2. Depois da divulgação do caso, a CPI da Covid encontrou irregularidades no plano de saúde, e 11 pessoas foram indiciadas.

Além do destaque da história no Jornal Nacional e no Fantástico, o tema originou o documentário O Caso Prevent Senior, disponível no Globoplay. 

"Temos dados inéditos, compilados pela USP [Universidade de São Paulo], de comparação da mortalidade nas UTIs da Prevent Senior com a de hospitais de excelência; falamos com pessoas que viveram a crise da pandemia de dentro do Ministério da Saúde; destacamos, do ponto de vista científico, as explicações sobre a inutilidade do chamado kit Covid", explicou Álvaro Pereira Jr., diretor do documentário, durante o lançamento da produção.

Ao Notícias da TV, a Prevent Senior afirmou que nenhuma das acusações foi comprovada e que colabora com as investigações sobre as denúncias. Confira o posicionamento da empresa na íntegra:

A Prevent Senior refuta, mais uma vez, todas as acusações de que foi vítima, nenhuma delas comprovada. A empresa colabora com todas as investigações técnicas realizadas por diversos órgãos fiscalizadores por acreditar que restabelecerão a verdade dos fatos.

Esse trabalho concorre contra as coberturas da Al Jazeera, do Catar, e da Euronews, da França, sobre a volta ao poder do Talibã no Afeganistão. A ITV News, do Reino Unido, também concorre com os trabalhos sobre a invasão do Capitólio dos Estados Unidos pelos apoiadores de Donald Trump.

Este é o 16º ano consecutivo em que a Globo concorre ao Emmy com, pelo menos, uma indicação. Nos últimos 21 anos, o Jornalismo da emissora acumula 27 indicações.

Em 2011, a Globo venceu o prêmio com a cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. A mais recente conquista da empresa na premiação foi em 2020, com a novela Órfãos da Terra (2019).

Os vencedores serão anunciados em 28 de setembro, durante uma cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.