Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

JOÃO BELTRÃO

Record demite diretor de Jornalismo após denúncias de racismo em Brasília

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Foto de João Beltrão, ex-diretor de Jornalismo da Record, sorrindo

João Beltrão foi demitido da Record nesta quarta (11); diretor de Jornalismo estava havia 14 anos na emissora

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

Publicado em 11/3/2020 - 15h39
Atualizado em 11/3/2020 - 18h37

A Record demitiu nesta quarta-feira (11) João Beltrão, que ocupava o cargo de diretor de Jornalismo em Brasília. A emissora entendeu que ele tentou proteger e manter empregadas as quatro jornalistas demitidas no início da semana após serem acusadas de cometer atos racistas contra colegas de trabalho.

As quatro jornalistas mantinham um grupo no WhatsApp, chamado de "Resistência", que era usado para tecer comentários maldosos a respeito dos funcionários negros da emissora.

O grupo de mensagens foi interceptado e o conteúdo chocou à Redação de Brasília. As jornalistas chegaram a comparar os lábios de um colega a um ânus, além de se referirem a ele, um estagiário, como "macaco" e "Patolino", pato negro que é personagem do universo da Looney Tunes.

O Notícias da TV apurou que Beltrão foi contra a demissão das jornalistas e tentou protegê-las. Ele também teria se recusado a se mudar para São Paulo. Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da emissora, decidiu desligar o diretor, que trabalhou na Record durante 14 anos.

Em e-mail enviado à Redação nesta quarta, Guerreiro anunciou Domingos Fraga, diretor do portal de notícias da Record, como o novo chefe da sucursal de Brasília.

Procurada, a Record não se manifestará sobre a demissão de João Beltrão. A emissora apenas confirmou a ida de Domingos Fraga para Brasília (abaixo) em um comunicado sobre a unificação das redações de televisão e internet da emissora. João Beltrão também disse que não tem nada a declarar.

Confira o comunicado da Record:

"A Record TV anuncia que, a partir desta quarta-feira (11/3), as redações de jornalismo da televisão, da internet e do portal R7 terão comando único, que será assumido por Thiago Contreira, diretor de Conteúdo do Jornalismo.

O vice-presidente de Jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro, diz que esta é uma forma natural para desenvolver a produção jornalística. 'O jornalismo da Record TV tem vocação multiplataforma. A unificação das redações é um caminho natural na evolução da integração de conteúdo e visa a ampliação do alcance do trabalho de nossos jornalistas nos mais diversos meios reforçando a credibilidade que é a marca de nosso jornalismo', explica ele.

Domingos Fraga, que estava na direção do portal R7, é o novo diretor de jornalismo de Brasília".

Jornalistas apoiam diretor demitido

Um grupo de jornalistas da Record em Brasília divulgou no final da tarde desta quarta uma nota de apoio a João Beltrão, ex-diretor regional de Jornalismo. Confira o texto na íntegra:

"A Redação da Record Brasília vem por meio desta carta manifestar total apoio ao jornalista João Beltrão. João sempre foi um chefe respeitoso, atencioso, leal e de bom caráter. Nunca se viu João alterar a voz, lançar piadas sobre qualquer funcionário, cometer injúrias raciais ou defender comportamento preconceituoso. Portanto, as acusações contra João são infundadas. Neste tribunal do júri popular que virou a internet é preciso uma pausa e apurar os fatos com fontes diferentes antes de buscar cliques e cravar a 'notícia'. 

Ao expor a figura de um homem, também é exposta sua dignidade, família, caráter e valores. Nós como jornalistas devemos lembrar disso diariamente e repensar nossa função.

Mais uma vez reiteramos que, durante esses 14 anos, João foi rígido quando necessário e humano, na maior parte das vezes. 

Mas sua serenidade e lealdade foram sua marca. 

Força, João. Estamos com você."

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?