Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDELSON RIBEIRO

Quem é Sobrevivente? Humorista da internet se tornou 'VAR' no Mestre do Sabor

Reprodução/TV Globo

Tela dividida. De um lado, Edelson Ribeiro, com óculos e barba comprida. Do outro, uma panela com a receita do Mestre do Sabor

Edelson Ribeiro entrou no TikTok durante a pandemia e viralizou com a narração de receitas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2021 - 22h00

A terceira temporada de Mestre do Sabor ganhou um novo quadro no início de junho. O humorista maranhense Edelson Ribeiro, mais conhecido como Sobrevivente, agora é parte da edição do programa, e comenta os pratos que os participantes preparam. 

No reality show de gastronomia da Globo, o Sobrevivente é o "VAR" (Video Assistant Referee, ou árbitro de vídeo) dos cozinheiros. Em seu quadro, ele analisa de maneira engraçada os ingredientes rebuscados e as preparações inusitadas para o público brasileiro. 

"Resolvemos acrescentar um toque extra de leveza ao Mestre do Sabor", justificou J.B. Oliveira, o Boninho, diretor de variedades na Globo. No entanto, comentaristas cravam que a chegada do influenciador é uma tentativa de aumentar o engajamento do programa nas redes sociais. 

Quem é Sobrevivente?

Edelson Ribeiro tem 33 anos e cresceu em Lago do Caboclo Morto, região no interior do Maranhão. O apelido veio das situações pelas quais passou durante a infância, quando trabalhava na roça. 

O influenciador começou seus vídeos ano passado, já na pandemia do coronavírus. Quando criou uma conta no TikTok, viu que os amigos usavam a rede social para publicar as "dancinhas". A falta de jeito com os movimentos fez Edelson apostar no humor. "Comecei a ver esses vídeos [de receita] estranhos e inventei de reagir", explicou em entrevista ao programa Tudo de Bom, da TV Difusora --afiliada do SBT no Maranhão.

Assim como no Mestre do Sabor, o Sobrevivente narra a preparação de pratos com comentários recheados de referências e gírias de sua região. 

Quando a receita usa cogumelos, por exemplo, ele questiona: "Frieira?!". Em entrevista ao jornal Extra, Edelson explicou a desconfiança. Ele cresceu ouvindo que, se tocasse em um cogumelo no tronco de uma árvore, teria micose. "Acabou que chamamos o próprio cogumelo de frieira mesmo", justificou.

Hoje, Edelson acumula 2,3 milhões de seguidores no TikTok e 2,5 milhões no Instagram. No YouTube, sua presença é bem menor, com 220 mil inscritos. 

Confira como foi a primeira participação do Sobrevivente no Mestre do Sabor e veja outros vídeos do influenciador: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.