Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADE NO FUTEBOL

Por que Globo fechou com Paulistão para o Premiere, mas não terá Carioca?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Gabigol, do Flamengo, em um treino do clube com a camisa vermelha e olhando de forma séria

Gabigol, do Flamengo: Globo até tentou, mas não se entendeu para comprar de novo o Carioca

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/1/2022 - 7h00

O Campeonato Paulista começa neste domingo (23) com mudanças: a Globo só vai transmitir o torneio no Premiere, seu canal de pay-per-view --a Record o exibe em TV aberta. A emissora tentou o mesmo acordo com o Carioca, que começa no dia 26, mas divergências com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) impediram qualquer negócio neste sentido.

Em junho de 2020, a Globo rescindiu o contrato que tinha com o Estadual do Rio até 2024. Isso aconteceu porque o Flamengo, se utilizando de uma medida provisória assinada pelo governo federal, transmitiu uma de suas partidas pelo YouTube. O clube Rubro-Negro não tinha vínculo com a emissora por não concordar com os valores oferecidos.

A Globo entendeu que seus direitos foram violados. Desde então, vive uma uma batalha judicial com a Ferj para o pagamento de multa rescisória sobre o contrato. Em primeira instância, a Justiça deu ganho de causa para a federação por perdas e danos e ordenou um pagamento de R$ 152 milhões. A emissora recorreu, e o caso corre judicialmente.

No ano passado, a Globo tentou fazer uma proposta para retomar o Carioca para o pay-per-view. Mas pediu em troca que a Ferj encerrasse o processo para que o novo contrato fosse firmado. Os clubes gostaram da proposta, mas a entidade do futebol fluminense se recusou totalmente.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Ferj até quer negociar com a Globo novamente por causa do seu alcance de público, o que aumenta os números de quem assiste aos jogos. Mas a emissora, diferentemente do que fez com Conmebol e Fifa em casos parecidos durante a pandemia de Covid-19, jamais fez uma proposta financeira para conciliação.

Se a líder de audiência topar abrir a carteira e tentar um acordo, a Ferj está disposta a encerrar a pendenga. Enquanto isso, o Carioca será feito em um pay-per-view próprio vendido pela internet e nas principais operadoras de TV paga do Brasil, como Claro e Sky.

Para o Paulista, a Globo comprou 97 jogos para exibição no modelo pague para ver. O contrato é válido apenas até 2023. A emissora já deixou claro que Estaduais não são mais sua prioridade.

Em 2022, inclusive, ela mudou o dia de exibição dos jogos a que tem direito em TV aberta. Tirou o peleja regional dos domingos e passou para os sábados à tarde, dia com menos gente assistindo à televisão. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.