Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HAJA CORAÇÃO!

Novos tempos: Por que a Globo decidiu expor reações de Galvão nas Olimpíadas?

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Galvão Bueno com uma blusa azul e calça marrom, em um fundo cinza, falando dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Galvão Bueno: narrador teve reações exibidas pela Globo na TV e ganhou as redes sociais

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/7/2021 - 6h35

Na cobertura das Olimpíadas, resolveu flexibilizar seu padrão e quebrar o protocolo ao exibir a cabine de transmissão, lugar sagrado para os narradores e comentaristas. Galvão Bueno teve suas reações para a medalha de prata de Rebeca Andrade mostradas para o público em uma estratégia da emissora de atender à demanda cada vez maior por interação.

Mostrar reações de seus narradores não é algo totalmente inédito para a Globo. Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, a emissora exibiu algumas reações em redes sociais de outros narradores --principalmente em jogos de vôlei. Mas na TV, como ocorreu nesta quinta (29), foi a primeira vez.

O Notícias da TV apurou que foram dois os principais motivos. O primeiro deles é que a Globo percebeu um interesse maior do espectador em se aproximar dos seus talentos, o que se intensificou com as redes sociais.

Pesquisas com o público mostraram que a audiência gosta de ver que quem está do outro lado é "gente como a gente" e se envolve tanto quanto torcedores. Choro de repórteres ao entrevistar atletas, por exemplo, é elogiado na internet. Em outros tempos, seria cabível até de punição internamente.

Outro ponto importante é justamente a repercussão na web. Vídeos do tipo têm maior engajamento nas contas oficias da Globo. Outro que rodou bastante foi Everaldo Marques indo ao delírio com a medalha de ouro de Ítalo Ferreira.

No caso de Galvão Bueno, essa proximidade precisa ser ainda maior. Por ser o nome mais popular do Esporte da Globo, a emissora entende que usar sua imagem, muito aprovada pelo público, é importante também para emocionar o torcedor.

Desde 2016, o Esporte da Globo é separado do Jornalismo. Ou seja, este núcleo tem mais liberdade e flexibilidade dentro do padrão imposto pela emissora. Hoje, esse departamento tem uma linha mais próxima do entretenimento do que ao jornalismo mais formal.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.