A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
GRANDE PRÊMIO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, na Fórmula 1: nova casa a partir de 2026
A Fórmula 1 vai ter uma série de desafios ao trocar a Band pela Globo na próxima temporada. Mesmo com números mais modestos na Kantar Ibope, a categoria recebe tratamento VIP na atual emissora, que enxerga nos Grandes Prêmios uma rara oportunidade de brigar pela liderança na Grande São Paulo.
Não há dúvidas de que os índices de audiência foram fundamentais para que a Liberty Media fechasse acordo com a Globo. Segundo uma fonte do Notícias da TV nos bastidores, as projeções são de que os GPs devem chegar aos 8,0 pontos --normalmente, giram em torno dos 2,0 pontos na Band.
A possibilidade de ter um espaço fechado e mais qualificado, como o Sportv, também pesou no negócio. Ao todo, vão ser 15 GPs exibidos ao vivo na TV aberta, com outros nove em horário alternativo. As 24 corridas, porém, vão ser acompanhadas de perto pelos canais fechados do grupo.
A cobertura multimídia igualmente é importante, até porque a categoria vai ter uma visibilidade mais ampla: da TV aberta aos canais pagos, passando pelos sites oficiais da Globo, como o GE.com, que figuram entre os mais lidos de seus segmentos.
Os números são de encher os olhos, mas a Fórmula 1 também corre o risco de perder o tratamento VIP que atualmente tem na Band. A emissora não só montou um "dream team" --como com a contratação de Mariana Becker-- para voltar a exibir a competição em 2021, como também faz das tripas coração para acomodar classificatórias e treinos em sua programação.
Os ajustes na grade da Globo tendem a ser delicados, para não dizer complicados. A Fórmula 1 terá de disputar espaço com produtos já consolidados: as corridas dominicais podem bater de frente com o Viver Sertanejo, enquanto as classificatórias aos sábados correm o risco de coincidir com o Caldeirão com Mion.
Para a Band, a Fórmula 1 vai fazer bastante falta, até porque os prêmios frequentemente a colocam no segundo lugar da Kantar Ibope, mesmo os menos tradicionais --como o de Baku, no Azerbaijão, que chegou a desbancar Record e SBT no último fim de semana.
A corrida mais vista em 2024 foi a de Spa-Francorchamps, na Bélgica, que marcou 4,2 pontos. Já o menor público foi registrado na de Xangai, atrapalhada pelo fuso horário, com média de 1,4.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.