GAME SHOW
Divulgação/Hasbro

O jogo de tabuleiro Banco Imobiliário vai ser adaptado para um game show na Netflix
Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, Banco Imobiliário vai virar um programa de TV, e a disputa para ver quem ficará com a adaptação do formato está mais intensa do que a de quem construirá casas na Avenida Europa. A Netflix tem promovido uma guerra entre produtoras renomadas de Hollywood para decidir quem levará a melhor.
Segundo reportagem publicada pelo site Deadline nesta sexta-feira (26), três produtoras pesos-pesados da indústria seguem na luta pela adaptação de Monopoly (nome original do jogo). São elas: Studio Lambert, Wheelhouse e Endemol Shine North America.
As três sobreviveram a um longo processo competitivo, que teve início em junho e contou com cerca de 50 produtoras. Todas apresentaram propostas criativas de como adaptar o tabuleiro para a televisão. Dessas, 30 foram aprovadas para a etapa seguinte, e a seleção foi cortando participantes até que se chegasse às finalistas.
As três têm experiência relevante no mercado. A Studio Lambert é responsável por The Traitors, reality show que conquistou o Emmy 2025 da categoria. A empresa mantém parceria com a Netflix em produções como Round 6: O Desafio, The Circle, Dance 100 e Sobrevivendo ao Paraíso.
Já a Wheelhouse colaborou com a Netflix em diversos projetos, incluindo O Segredo de Um Milhão de Dólares, que acaba de ser renovado para uma segunda temporada. A produtora também desenvolveu Os Corretores de Beverly Hills e Coleções que Valem Ouro para a plataforma.
Por fim, a Endemol Shine North America está por trás de projetos como MasterChef e Deal or No Deal Island. A parceria com a Netflix resultou em uma minissérie de ficção, a elogiada Ripley (2024).
A Netflix fechou um acordo com a Hasbro em abril para levar Monopoly para a TV, mas o formato exato do game show ainda não foi definido. A plataforma cogita diferentes possibilidades de abordagem para a adaptação do jogo de sucesso, que já vendeu mais de 275 milhões de cópias no mundo todo.
"Há uma jogabilidade em Monopoly que eu acho que realmente vai ressoar com a jogabilidade em uma série não roteirizada", declarou Jeff Gaspin, vice-presidente de séries sem roteiro da Netflix, em entrevista ao Deadline.
"A ideia em si ainda está em aberto. Como queremos abordá-la? É um tabuleiro de jogo gigante? Está no mundo real? Não temos a resposta e tivemos tantos agentes e tantas empresas de produção nos procurando e perguntando se podem participar, e perguntando se consideraremos colocá-los na competição que não queríamos ser restritivos. Então, dissemos: 'Por que não fazemos uma primeira rodada que seja bem ampla?'", disse ele.
Ainda segundo Gaspin, as produtoras que participaram do processo e não foram selecionadas ainda terão a possibilidade de trabalharem com a Netflix em outros projetos --o que ajudou a aumentar o interesse de empresas menores, que dificilmente teriam a chance de fechar uma parceria com a plataforma de streaming.
"Mesmo que não sejam escolhidos para este projeto, podemos ver algo em seu pitch que realmente gostamos, então os manteremos em mente na próxima vez que algo surgir. Acho que é saudável para a comunidade dar a muitas pessoas uma oportunidade", havia dito Gaspin em julho.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.