Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 13 RODADAS

Nem Corinthians nem Flamengo: Saiba qual é o queridinho da Globo no Brasileirão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Caio Ribeiro (esquerda) e Cleber Machado em Palmeiras x Athletico-PR; Furacão é o preferido da Globo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Caio Ribeiro (esquerda) e Cleber Machado em Palmeiras x Athletico-PR; Furacão é o preferido da Globo

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 6/8/2019 - 4h46

Times com as maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians costumam ser os clubes com mais jogos transmitidos na TV aberta durante o ano. Porém, passado um terço do Campeonato Brasileiro 2019, essa lógica não prevalece. Há um "intruso" na liderança. Após 13 rodadas, a equipe com mais partidas exibidas pela Globo na competição é o Athletico-PR.

Foram sete jogos no total. Essa predileção da emissora tem um motivo: o Furacão é o único dos 20 clubes do Brasileirão ainda sem contrato assinado com o Grupo Globo para que seus confrontos sejam transmitidos no pay-per-view, o Premiere.

Na TV por assinatura, o Athletico tem um acordo com a Turner, que só pode mostrar os confrontos do clube contra os seis times (Palmeiras, Internacional, Bahia, Ceará, Fortaleza e Santos) que também estão fechados com a empresa dona da TNT.

Ou seja: quando as partidas da equipe paranaense não são transmitidas pela Globo na TV aberta, podem simplesmente ficar de fora da TV, como já aconteceu em cinco rodadas até aqui, ou correm o risco de serem exibidas com exclusividade pela TNT.

Isso aconteceria com Palmeiras x Athletico-PR na oitava rodada, por exemplo. Mas, para evitar que a concorrente do SporTV exibisse a partida sozinha, a Globo fez um pedido para que a CBF mudasse o horário e transmitiu o jogo para os Estados de São Paulo e Paraná. Todas as três partidas do Furacão exibidas na TNT até a 13ª rodada do Brasileirão também foram mostradas na TV aberta.

Queridinhos do futebol na Globo

Depois do clube paranaense, que vive essa situação atípica, aparecem Corinthians e Flamengo. O time mais popular de São Paulo teve seis partidas exibidas pela Globo; enquanto os cariocas surgem logo na sequência, com cinco confrontos --mesmo número do Cruzeiro.

Líder do Campeonato Brasileiro, o Santos teve quatro jogos transmitidos. É um dado relevante se levado em conta que, nas temporadas anteriores, o Peixe só aparecia na TV aberta em clássicos regionais. A equipe do litoral já teve mais partidas exibidas neste ano do que São Paulo e Palmeiras. O Alviverde, vale ressaltar, só assinou acordo com a Globo a partir da sexta rodada.

Assim como Santos, Vasco e Internacional apareceram quatro vezes na emissora líder de audiência até a 13ª rodada. São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, CSA e Goiás tiveram três confrontos transmitidos; enquanto os torcedores de Palmeiras, Bahia, Fortaleza e Ceará puderam ver seus times em duas oportunidades na TV aberta no Brasileirão 2019. Fluminense, Ceará e Avaí aparecem com apenas uma exibição.

Os times com menos prestígio na Globo são Grêmio e Chapecoense, que não tiveram um jogo sequer com transmissão. Até o fim do primeiro turno, pelo menos, a Chape tende a seguir fora da TV aberta.

Pela tabela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Tricolor gaúcho deve fazer sua "estreia" na Globo apenas na 16ª rodada, em 24 de agosto (sábado), quando enfrenta o Athletico. A partida será exibida para os Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Veja abaixo as partidas que foram transmitidas pela Globo em cada uma das 13 rodadas do Campeonato Brasileiro:

1ª rodada
Bahia x Corinthians
Athletico-PR x Vasco

2ª rodada
Goiás x São Paulo
Vasco x Atlético-MG
Fortaleza x Athletico-PR

3ª rodada
São Paulo x Flamengo
Cruzeiro x Goiás

4ª rodada
Santos x Vasco
Internacional x Cruzeiro

5ª rodada
Athletico-PR x Corinthians 
Goiás x Botafogo

6ª rodada
Flamengo x Athletico-PR
Santos x Internacional

7ª rodada
São Paulo x Cruzeiro
Athletico-PR x Fluminense
Ceará x Santos

8ª rodada
Palmeiras x Athletico-PR

9ª rodada
Internacional x Bahia
CSA x Flamengo
Santos x Corinthians

10ª rodada
Corinthians x CSA
Athletico-PR x Internacional
Cruzeiro x Botafogo

11ª rodada
Atlético-MG x Fortaleza
Corinthians x Flamengo

12ª rodada
Flamengo x Botafogo
Santos x Avaí

13ª rodada
Atlético-MG x Cruzeiro
Vasco x CSA
Corinthians x Palmeiras

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.