Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROTESTO

Jornalistas da Globo cobram reajuste de salário em manifestação; veja foto

DIVULGAÇÃO

Jornalistas da Globo na porta da sede da Globo em SP em protesto

Jornalistas da Globo pararam nesta sexta (19); foto do grupo circula em grupos no WhatsApp

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2022 - 18h35
Atualizado em 19/8/2022 - 22h15

Jornalistas da Globo no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília fizeram uma paralisação na tarde desta sexta (19) para protestar por reajuste de salários. A movimentação foi parar em grupos de WhatsApp. A principal reclamação é que a emissora oferece um aumento abaixo da reposição da inflação do período. O movimento também contou outros veículos de comunicação.

O Notícias da TV conversou com jornalistas que participaram do protesto. Com apoio dos Sindicatos de Jornalistas das capitais, as manifestações foram feitas em frente às sedes da empresa. A adesão foi considerada alta. Além da TV Globo, funcionários da GloboNews também participaram da paralisação. A proposta foi aprovada em uma assembleia unificada na última terça (16). 

A coluna apurou que os jornalistas estão pedindo um aumento que reponha o crescimento da inflação, na casa dos 10,75%. Outras empresas de televisão, como a Record e o SBT, por exemplo, além da própria Globo, adiantaram parte do índice da inflação, mas em apenas 5,5%, o que desagrada.

A proposta patronal é um valor menor, de apenas 7% --o que não é um aumento real. A data-base da negociação em SP é dezembro --ou seja, a negociação existe na capital há oito meses. Rio de Janeiro e Distrito Federal têm datas e bases diferentes. Além dos braços cruzados para chamar a atenção, nas três capitais foi usado um trio elétrico com sindicalistas e jornalistas falando sobre a questão.

Mesmo com profissionais sem trabalhar por algum momento, a programação jornalística da GloboNews e a edição dos principais telejornais, como o Jornal Nacional, não teve maiores problemas por causa do grande contingente que a Redação da emissora tem nas cidades que participaram do movimento.

Os sindicatos dos Jornalistas de São Paulo e Rio de Janeiro emitiram nota sobre o movimento e apoiaram a causa. Uma reunião entre patrões e representantes dos trabalhadores está marcada para acontecer ainda neste mês.

Veja outra foto do protesto:

Jornalistas da Globo parados no Rio

Jornalistas da Globo paralisados na frente da sede do Rio de Janeiro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.