Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PIRATARIA

Internautas roubam sinal da Globo e expõem jornalistas em cenas constrangedoras

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena vazada no Twitter, Renata Lo Prete boceja durante reportagem do Jornal da Globo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena vazada no Twitter, Renata Lo Prete boceja durante reportagem do Jornal da Globo

GABRIEL SOUZA

Publicado em 2/11/2018 - 6h31

Maior rede de televisão do país, a Globo virou vítima de internautas mal-intencionados. Cenas constrangedoras de jornalistas e de bastidores da emissora têm sido publicadas quase diariamente desde que um grupo de usuários do Twitter conseguiu acesso a sinais de satélite e canais de streaming utilizados internamente pela emissora.

Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, virou meme por conta de um dos vazamentos. Imagens da apresentadora, fora do ar, bocejando enquanto era exibida uma reportagem no telejornal de fim de noite se espalharam rapidamente pelo microblog.

O alvo mais recente da pirataria foi Andréia Sadi, repórter e comentarista de política. Um vídeo que circulou no Twitter na noite de quinta (1º) mostrava a jornalista festejando suas férias e provocando colegas de trabalho durante o GloboNews Em Pauta. As imagens foram apagadas após uma internauta dizer que "a mamata acabaria rapidinho" se as publicações continuassem a ser feitas.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Andréia Sadi zoa colegas de trabalho no estúdio virtual da Globo Brasília: cena vazou

Notícias da TV apurou que o vídeo de Sadi foi capturado através de um canal ocasional de satélite, chamado tecnicamente de feed, usado para conectar as Globos de Brasília e Rio de Janeiro. Ele costuma estar ativo das 19h às 23h, todos os dias.

É por meio desse canal que as imagens dos estúdios da emissora em Brasília são enviadas para o Rio. Lá, são incluídos os elementos que completam a transmissão que vai ao ar, como a imagem da Esplanada dos Ministérios que aparece atrás de Andréia Sadi no GloboNews Em Pauta.

Essa, porém, não é a única forma de acesso dos internautas aos bastidores de programas da TV Globo e dos canais por assinatura do grupo. Em alguns casos, as capturas são feitas em sinais de streaming que deveriam ser de acesso restrito aos profissionais da emissora.

Luiza Tenente brinca com o noticiário (Reprodução)

Em julho, no auge do noticiário sobre a caça ao então foragido Denis César Barros Furtado, mais conhecido como Doutor Bumbum, até mesmo frases da escalada do Jornal Nacional em referência ao médico foram publicadas antes da exibição na TV. O mesmo internauta que vazou a escalada do principal telejornal do país publicou com antecedência a mudança de pacote visual das transmissões de futebol.

É o caso do vazamento da imagem reproduzida ao lado. Nela, a jornalista Luiza Tenente, uma das apresentadoras do boletim G1 em Um Minuto, aparece numa brincadeira com seus produtores. Ela faz um chifre, em referência ao comentário de que um dos envolvidos na conversa teria sido traído por sua mulher. As imagens da sobrinha de William Bonner foram capturadas por um link de transmissão ocasional de telejornais locais de afiliadas.

Essa não é a primeira vez que usuários do Twitter conseguem acessar conteúdos confidenciais da TV Globo e de suas emissoras. Durante a Copa do Mundo de 2014, tuiteiros vazaram imagens de bastidor do Jornal Nacional e do Sportv. Numa delas, Galvão Bueno aparecia beijando Patrícia Poeta, então apresentadora do telejornal.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.