Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Nos anos 1980, Silvio Santos quase foi o primeiro Bozo da TV brasileira; veja foto

Reprodução/SBT

O ator Luiz Ricardo participa do Programa Silvio Santos caracterizado como o personagem Bozo

Caracterizado como o palhaço Bozo, Luiz Ricardo participa do Programa Silvio Santos, no SBT

THELL DE CASTRO

Publicado em 17/11/2019 - 7h37

Por muito pouco, Silvio Santos não foi o primeiro Bozo da televisão brasileira. O palhaço, que fazia sucesso nos Estados Unidos desde os anos 1940, chegou ao Brasil em 1980, portanto há quase 40 anos, pelas mãos do animador, que chegou a considerar a possibilidade de assumir o papel. No final das contas, o escolhido teve que passar por uma série de exigências dos detentores da marca do personagem.

Todo o processo de "importação" de Bozo foi supervisionado por Larry Harmon (1925-2008), que interpretava o palhaço nos EUA desde os anos 1950 e detinha os seus direitos. Com dificuldade para achar um nome, o próprio Silvio pensou em atuar, mesmo que provisoriamente, mas acabou desistindo depois de ouvir conselhos de sua equipe.

Depois de muita procura, o primeiro Bozo foi encontrado: tratava-se do gaúcho Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeko Pipoca. Certo dia, ele recebeu uma ligação do cantor Ari Sanches para fazer um teste na TVS. Foi aprovado por Harmon e ganhou o papel.

No entanto, pelo menos no tempo em que esteve no papel, até 1982, praticamente ninguém conhecia sua identidade. Reportagem do Jornal do Brasil de 25 de julho de 1982, disse que o segredo era um dos itens do acordo entre Harmon e Silvio Santos.

Na época, só se sabia que ele era gaúcho, por causa do sotaque, tinha 29 anos e venceu 29 concorrentes no concurso interno do SBT. O salário era alto para a época ---1 milhão e 300 mil cruzeiros por mês, além de participações em comerciais e eventos.

Silvio Santos fantasiado de Bozo (Reprodução)

A rotina para Tribeck era puxada: em 1982, Bozo tinha dois programas diários no SBT, ao vivo, com grande duração. A criançada fazia de tudo para ligar e tentar falar com o palhaço no quadro do jogo da memória, que distribuía brinquedos aos vencedores.

"Para ser Bozo, o ator fez um curso de dois meses na Califórnia. O resultado é um palhaço americanizado que mistura desenhos enlatados às suas brincadeiras, fazendo do telespectador mirim brasileiro uma réplica exata do norte-americano", analisou o JB.

As regras para ser o Bozo no Brasil eram bastante rígidas. Primeiramente, existia um código com 60 regras do que poderia ser feito ou não. Outro segredo do detentor do personagem. Altura, peso e cor dos olhos também eram imposições norte-americanas. Tribeck tinha 1,75m, era magro e tinha olhos verdes.

"O contrato com o ator é sempre feito por ano e renovado após esse período, caso as exigências --não ser descoberto, não engordar, não perder a popularidade-- continuem sendo cumpridas", enumerou o jornal.

Depois de Tribeck, que declarou em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, em 2014, que não estava preparado para a fama na época, vieram nomes como Arlindo Barreto, cuja trajetória deu origem ao filme Bingo: O Rei das Manhãs; Luís Ricardo, que permanece na emissora até os dias de hoje; Décio Roberto (1958-1991), Luiz Leandro, Marcos Pajé e Edilson Oliveira.

A atração ficou no ar até 2 de março de 1991. Segundo a explicação oficial, deixou de ser produzida por conta dos altos custos de direitos, fixados em dólar.

O SBT fez uma nova versão da atração em 2013, que não deu certo e ficou no ar apenas entre 16 de fevereiro e 4 de maio, saindo do ar devido à baixa audiência. Na ocasião, o palhaço foi interpretado por Jean Santos.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.