Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO FANTÁSTICO

Há 40 anos, morte de Bob Marley rendeu homenagem de Osmar Prado na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado em fundo preto no estúdio do Fantástico, em 1981, junto a pequeno quadrado na tela com imagem de Bob Marley

Osmar Prado durante homenagem a Bob Marley em 1981; morte do cantor completa 40 anos em 2021

ANDRÉ CARLOS ZORZI

azorzi@noticiasdatv.com

Publicado em 10/5/2021 - 22h28

Nesta terça-feira (11) completam 40 anos da morte de Bob Marley (1945-1981), considerado o principal nome da história do reggae. Na semana de sua morte, em 1981, a Globo prestou uma homenagem ao jamaicano no Fantástico, com um texto lido pelo ator Osmar Prado.

"Gilberto Gil diz que, depois do rock, dos Beatles e de Jimi Hendrix, a melhor coisa foi Bob Marley. O rei do reggae, um ídolo da música internacional. Cinco anos atrás, quando ainda era famoso apenas na Jamaica, Bob Marley sofreu um atentado a tiros, e pediu ao governo jamaicano que perdoasse os homens que atiraram nele", disse o ator.

O atentado ao qual se refere Prado ocorreu em 1976, quando homens armados atiraram em Bob, em sua então mulher, Rita Marley, e no empresário Don Taylor, às vésperas de um show organizado junto ao governo da Jamaica na época. O fato foi tema do episódio Who Shot The Sheriff? - A Bob Marley Story (2018), da série documental Remastered, disponível na Netflix.

O ator encerrava o discurso, já com os primeiros acordes da música No Woman No Cry, que teve um vídeo exibido na sequência, como homenagem: "Bob Marley, que fazia músicas fortes, letras agressivas em defesa da dignidade do negro, morreu nesta semana, vencido pelo câncer num hospital".

O trecho do Fantástico em homenagem ao jamaicano foi ao ar originalmente em 17 de maio de 1981 e está disponível para assistir no serviço de streaming Globoplay.

Bob Marley ganhou projeção no mundo da música ao formar a banda Wailing Wailers, que contava com outras lendas do reggae como Bunny Wailer (1947-2021) e Peter Tosh (1944-1987). Em 1980, durante viagem ao Brasil, Tosh fez uma participação especial na novela Água Viva, da Globo, como amigo da personagem Stella (Tônia Carrero). Relembre um trecho:

Após desentendimentos, os três acabaram por seguir carreiras solo, com Marley ganhando destaque cantando ao lado de outros músicos, que ficaram conhecidos apenas como The Wailers. Em 1980, o cantor teve uma passagem de dois dias pelo Brasil, em que jogou futebol e conversou com outros artistas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.