Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MINISTÉRIO DE OLHO

Governo dá 2ª chance à Globo e manda Encontro pegar leve em fase Cidade Alerta

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta com vestido roxo no comando do Encontro

Patrícia Poeta no Encontro: Governo dá 2ª chance para programa após coberturas policiais

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 31/8/2022 - 7h00

O DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão ligado ao Ministério da Justiça e que monitora programas de TV, pediu para o Encontro com Patrícia Poeta maneirar nos casos policiais que vem abordando nas últimas semanas --o que tem ajudado a elevar sua audiência. A entidade governamental vai monitorar seu conteúdo durante 30 dias. Se nenhuma infração ocorrer, a atração voltará a ter o selo de recomendação para maiores de dez anos.

Recentemente, como informou o Notícias da TV, o Governo reclassificou a atração por causa da cobertura de crimes. A Globo recorreu da decisão porque não desejava ter um programa matinal com a marca "não recomendado para menores de 12 anos" e por entender que o monitoramento da Justiça contra Poeta é exagerado. 

Para basear seu entendimento, em documento obtido pela coluna e enviado para a Globo na última terça (30), o DPJUS afirmou ter encontrado no Encontro "tendências de angústia, arma com violência, ato violento, presença de sangue, morte intencional, assédio sexual e descrição de violência, sendo estas a de maior destaque". Porém, o próprio monitoramento inicial reconheceu que a atração de Patrícia Poeta tentava dar um contraponto positivo em relação ao que foi discutido.

"Na maior parte das identificações, entretanto, há a apresentação de algum contraponto, tentando mitigar o impacto do conteúdo e, por vezes, a apresentação de conteúdo positivo, quando da condenação clara e objetiva dos atos, suavizando as consequências para o público que faz parte da audiência do programa. Entretanto, há algumas sequências em que mesmo o conteúdo positivo e o contraponto não são suficientes para diminuir o impacto imagético apresentado", diz o órgão.

Com isso, a DPJUS decidiu dar uma segunda chance para o programa, que vai ser olhado de perto até o final de setembro. Se novos casos graves forem identificados, a atração terá o selo indesejado confirmado. A Globo aceitou a decisão do Governo Federal e se comprometeu a fazer adaptações.

"Neste momento, defere-se o pedido de reconsideração apresentado, porém determina-se a continuação do monitoramento por mais 30 dias. Em que pese ser possível a manutenção de 'classificação indicativa de não recomendado para menores de 10 (dez) anos', de forma muito limítrofe, a reiteração de conteúdos similares aos descritos nos itens acima poderá ensejar a alteração da indicação etária", diz o documento. 

Encontro policial?

No início de agosto, o Encontro passou a apostar em casos policiais para subir seus números. No último dia 12, por exemplo, a atração abordou a tentativa de crime contra Bárbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular que quase foi dopada por um motorista de aplicativo. O programa exibiu uma entrevista exclusiva com ela e deu detalhes do que aconteceu.

Dias antes, Patrícia Poeta dedicou mais da metade de seu tempo ao vivo na Globo para a exploração do drama da família de Leandro Lo, lutador de kickboxing morto por um policial militar em uma festa em São Paulo. 

A mudança teve um impacto positivo nos números de audiência. A atração alcançou seus maiores índices desde a estreia, chegando a 9 pontos de média na Grande São Paulo. As concorrentes Record e SBT ficaram bem atrás, com apenas 3 pontos cada uma.

Mesmo se o programa for reclassificado, a Globo não corre maiores riscos. Desde 2016, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a classificação indicativa não é mais vinculada ao horário de transmissão. Em outros tempos, o Encontro não poderia ser exibido antes das 20h com o selo que lhe foi dado nesta semana.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.