Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANDEMIA NÃO ACABOU

GloboNews vive surto de Covid-19 com caos nos bastidores e quatro âncoras afastadas

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Aline Midlej, à esquerda, com vestido bege nos estúdios da Globo News, durante o Jornal das 10

Aline Midlej no Jornal das 10: afastada da GloboNews porque pessoas próximas testaram positivo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/1/2022 - 15h00
Atualizado em 18/1/2022 - 12h58

Canal de notícias da Globo na TV paga, a GloboNews é a mais recente vítima do avanço da Covid-19 no Brasil. Até esta segunda-feira (17), pelo menos três apresentadoras foram afastadas por testarem positivo contra a doença, por terem parentes próximos que contraíram a doença ou por sintomas gripais: Aline Midlej, Leila Sterenberg e Leilane Neubarth. A empresa nega qualquer tipo de surto. 

Incialmente, o Notícias da TV informou que Maria Beltrão também havia sido afastada pela doença, mas ela está de férias. A informação foi corrigida. O marido de Maria Beltrão acabou contraindo a doença. Como ela está de férias, não precisou de afastamento. Comandante do Estúdio i das 13h às 16h, a jornalista de 50 anos foi substituída por Marcelo Cosme nesta segunda (17), que está com o expediente dobrado --ele já comandava o noturno Em Pauta. Cecília Flesch substitui Maria a partir desta terça (18).

Antes de Aline, Leila e Leilane já tinham sido afastadas preventivamente pela direção de Jornalismo da GloboNews pelos mesmos motivos, o que provocou correria. Leilane, por exemplo, estava escalada para substituir uma das afastadas e precisou sair do Conexão. Mas a própria âncora de 63 anos também teve de se ausentar.

Existem poucos apresentadores para muitos produtos, o que leva os remanescentes a ampliarem sua jornada. Christiane Pelajo, por exemplo, terá de conciliar o seu Edição das 16h com o Jornal das Dez enquanto substitui Aline Midlej.

Na GloboNews, atualmente, são mais de 30 casos positivos ou afastamentos. Quem está com sintomas leves de saúde continua trabalhando remotamente, mas são poucos os que adotam este expediente.

Por enquanto, a maior parte dos casos está concentrada no Rio de Janeiro. Em São Paulo, existem positivos, mas em escala menor. A Globo tem testado regularmente seus profissionais. Só entra na emissora quem consegue resultado negativo no exame PCR para a doença.

A situação não se limita ao canal de notícias: a Globo toda sofre com o problema. O jornalista Lucas Gutierrez foi afastado da apresentação do Esporte Espetacular de última hora por ter testado positivo. Tiago Medeiros entrou no seu lugar e comandou o esportivo com Bárbara Coelho.

A emissora também precisou adiar a estreia da novela Pantanal, próxima trama das nove. Anunciada e prevista para 14 de março, ela foi transferida para o dia 28 por conta dos casos na produção e edição e até por atrasos na trilha sonora incidental acarretados pelo vírus. Com isso, Um Lugar ao Sol terá de ser esticada em duas semanas.

Em nota ao Notícias da TV, a Globo negou que Maria Beltrão e Aline Midlej tenham testado positivo para o coronavírus. "Não confere. Maria Beltrão está de férias --por isso ela será substituída no Estúdio i pelo Cosme apenas hoje e no resto da semana pela Cecilia Flesh. A Aline não testou positivo." A emissora detalhou o protocolo. Aline Midlej confirmou no Twitter que está afastada por gripe. 

"Como você sabe, assim como todas as empresas, a Globo está acompanhando diariamente a evolução da nova variante da Covid e tomando medidas de acordo com a necessidade, tendo a segurança e a saúde de todos como prioridade sempre", continua a empresa.

"Desde o início da pandemia, a Globo vem atuando de maneira criteriosa, com protocolos que garantiram a segurança dos funcionários e evitaram transmissões no exercício das funções e no ambiente da empresa. Todos os funcionários com sintomas ou que tiveram contato próximo com pessoas positivadas são afastados imediatamente até que sejam testados."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.