Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bola murcha

Globo usa hino gay em entrevista de ex-jogador e é criticada

Reprodução/EPTV

O ex-jogador Raí durante entrevista à EPTV que foi ilustrada com a música It's Rainning Men - Reprodução/EPTV

O ex-jogador Raí durante entrevista à EPTV que foi ilustrada com a música It's Rainning Men

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/8/2015 - 5h46

Afiliada da Globo, a EPTV de Ribeirão Preto (SP) usou um trecho de It's Rainning Men, hino da comunidade gay, como vinheta musical de uma entrevista com o ex-jogador Raí, ídolo do Botafogo-SP e do São Paulo. Parte do público da emissora percebeu na trilha sonora uma insinuação maldosa sobre a sexualidade do irmão do craque Sócrates, morto em 2011. "Jornalismo mlk [moleque]", disse no Twitter o cronista esportivo Fernando Furlaneti. Para o blog RIP F.C, a "piadinha" foi "pura infantilidade". A EPTV nega ter havido "má-fé".

Na segunda-feira (17), o Jornal da EPTV 1ª Edição utilizou um trecho inicial de It's Rainning Men (cujo refrão diz "está chovendo homem, aleluia!") em três ocasiões durante a exibição da primeira parte de entrevista com Raí, a propósito do lançamento de em livro em que o ex-atleta comemora 50 anos com fotos de sua carreira de futebolista. O hit gay apareceu como vinheta de passagem quando Raí falava de temas como o início da carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, o irmão Sócrates e a Copa do Mundo de 1994.

It's Rainning Men não tem nada a ver com futebol, muito menos com esses momentos da vida de Raí. Gravada pela primeira vez em 1982 pela dupla The Weather Girls, a música dançante logo virou referência para o universo gay. Foi regravada por Gloria Gaynor e Geri Halliwell e ganhou novo público nos últimos anos graças ao musical Priscilla - A Rainha do Deserto, sobre drag queens.

Depois da repercussão negativa do uso de It's Rainning Men, a música sumiu na segunda parte da entrevista, veiculada na terça (19).

Alexandre Reis, chefe de Redação da EPTV de Ribeirão Preto, nega ter havido qualquer intenção de insinuar algo. "Não teve má-fé nem do editor [de texto] nem do editor de imagem. Ele achou que era um áudio pra cima, que levantava, tanto que usou um trecho inicial, instrumental", diz. O jornalista afirma que também não houve reclamação por parte de Raí. 

Clique aqui e assista à primeira parte da entrevista de Raí à EPTV de Ribeirão Preto.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.