Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUNDIAL SALGADO

Globo tira dez funcionários de lista de viagem para Copa do Catar; saiba motivo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Galvão Bueno de terno azul e camisa azul com expressão séria

Galvão Bueno vai liderar equipe da Globo no Catar: emissora tirou dez nomes da lista final

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/8/2022 - 6h30

A Globo decidiu, na última hora, reduzir para 70 profissionais a equipe enviada para a cobertura da Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre 20 de novembro e 19 de dezembro. Inicialmente, seriam cem nomes; mas em abril, já havia caído para 80 o número de funcionários que embarcaria para o país asiático. O novo corte ocorreu para reduzir custos.

Na lista divulgada pela emissora na semana passada, constam profissionais que, em sua maioria, trabalham no Rio de Janeiro. São 40 ao todo. em segundo lugar aparecem os funcionários de São Paulo, com 22 nomes. A filial de Belo Horizonte vai deslocar três pessoas para a cobertura. Já Recife, apenas um. Brasília não terá ninguém. 

A redução nos números, segundo apurou o Notícias da TV, se deve ao prejuízo que a Globo já conta que terá com a Copa do Catar. Essa expectativa vou divulgada em junho por Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura do conglomerado de mídia. Ele falou sobre o assunto em uma live para funcionários em junho.

Por causa disso, a emissora precisou enviar uma equipe mais enxuta que o normal. Só para efeito de comparação, na Copa da Rússia, em 2018, foram 197 profissionais integrados de Globo, SporTV e o seu site esportivo, o GE.com. É uma redução de 64% na equipe de um Mundial para o outro. 

Uma passagem para o Catar não custa menos de R$ 10 mil. Considerando o custo para alimentação, transporte, hospedagem, entre outros, o investimento para a cobertura deste ano fica pesado. Só para se ter uma ideia, diárias em bons hotéis no país estão na casa dos R$ 8.000 por noite. 

Além disso, houve restrições da Fifa (Federação Internacional de Futebol) na quantidade de credenciais por causa da Covid-19. A Globo sequer terá um estúdio no local, uma praxe dos últimos anos. O grosso dos trabalhos será feito nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo será a prioridade da líder de audiência nos últimos dois meses do ano. A emissora vai fazer 56 jogos dos 64 disputados ao vivo, além de mostrar compactos nas madrugadas e produzir o Central da Copa, que será diário. O SporTV exibirá todas as partidas, e o Globoplay terá Tiago Leifert como apresentador de um jogo por dia. 

O evento ainda marcará o último trabalho de Galvão Bueno na empresa. O narrador vai sair da Globo após quatro décadas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.