Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARTA MARCADA

Globo sabia: Zig Zag Arena prova que público mais velho não gosta de Gentil

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Gentil usa uma camisa azul e está com um microfone preto na mão. Ela está no cenário do Zig Zag Arena.

Fernanda Gentil no Zig Zag Arena: fracasso comprova que público mais velho não gosta de Gentil

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/10/2021 - 7h00

O fracasso do Zig Zag Arena nas tardes de domingo comprova uma informação que a Globo já tinha desde 2019: o público mais velho, principal consumidor de TV aberta, rejeita Fernanda Gentil. O perfil de audiência do horário, segundo o Kantar Ibope, aponta que os ligados no horário ocupado pelo game show são, justamente, os telespectadores maduros.

Segundo dados obtidos pela coluna, 45% do público que sintoniza a Globo entre 14h30 e 15h45 de domingo tem 40 anos ou mais. É o maior percentual da faixa. Internamente, já se identificou que este é o público que muda de canal e vai assistir ao Domingo Legal, do SBT --que tem vencido o Zig Zag Arena com certa frequência.

Por causa das derrotas, uma pesquisa revelada pelo Notícias da TV em 2019 foi relembrada na Globo. Naquela ocasião, a emissora fez consultas qualitativas para saber qual perfil mais gostava de Fernanda Gentil. Na época, ela estava fora do ar e preparava o lançamento do Se Joga (2019-2021), outro fracasso em sua carreira como apresentadora no Entretenimento.

Pesquisas do tipo são normais quando um programa de TV está sendo formatado, e um apresentador, testado. O resultado do levantamento mostrou que a população mais velha não gostava de Fernanda Gentil. Os dados causaram surpresa na Globo naquele momento, já que a jornalista atuava no Esporte, visto essencialmente por pessoas maduras.

A maior parte do público dos canais abertos, principalmente no horário vespertino, é de 50 anos para cima. Em 2015, o Ibope revelou que 37% da audiência da TV aberta é de pessoas pertencentes à faixa etária. Como se trata de uma pesquisa feita há seis anos, a tendência é de que o número tenha subido, devido ao envelhecimento da população brasileira.

Ou seja, a Globo formatou dois programas, em horários similares, com o mesmo público-alvo, para alguém que não tem aceitação dessa parcela da audiência. Procurada em 2019 para falar sobre a pesquisa, a emissora disse apenas que Fernanda Gentil "não tinha rejeição".

O Zig Zag Arena já exibiu quatro episódios e tem média geral de 10,2 pontos. Sua temporada está prevista para ficar no ar até 30 de janeiro de 2022. Os trabalhos já foram concluídos. Mesmo com baixa audiência, a Globo não discute neste momento encurtar a exibição.

Confira esta reportagem em vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.