Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOM DE IBOPE

Globo planeja cortar tempo de telejornais para ter mais esporte aos sábados

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Felipe Andreoli sentado nos estúdios do Globo Esporte

Felipe Andreoli no Globo Esporte: programa bate recordes aos sábados e quer mais espaço

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2022 - 6h35

A área de Esporte da Globo entregou para o setor de Programação da emissora um estudo para viabilizar o aumento de tempo do Globo Esporte aos sábados. A ideia é tirar espaço dos telejornais locais do meio-dia e investir em um algo que seria um grande pré-jogo da rodada do futebol no fim de semana. Os índices de audiência são os que mais jogam a favor do projeto.

Segundo índices de audiência levantados pelo Notícias da TV, na Grande São Paulo, principal mercado de TV do país, o GE tem média de 10 pontos em 2022 de segunda à sexta. Nos sábados, porém, o programa esportivo acumula 12 pontos desde janeiro, um crescimento de 20%. Não são raros os dias que o GE é mais visto que o SP1 no fim de semana.

No último sábado (18), o noticiário comandado por Felipe Andreoli bateu seu recorde anual justamente no dia em que performa melhor, com 14,0 pontos e picos de 15. Foi mais visto do que outros programas da casa, como Jornal Hoje (13,1), Mistura Paulista (12,9) e Escolinha (11,8), além de ficar próximo do Caldeirão, que registrou 14,4. 

O setor de Esporte identificou algumas particularidades da audiência aos sábados. A primeira delas é que o público vê o programa com mais afinco para ter informações sobre os jogos do fim de semana e transmissões. Além disso, reportagens mais elaboradas também têm segurado os números de forma positiva.

O ponto final do argumento é que os telejornais locais sofrem pela falta de pauta no fim de semana, o que fica mais acentuado com o longo tempo que ficam no ar. A concorrência menos forte de SBT e principalmente da Record também ajuda a atrair um número maior de telespectadores.

A ideia é que o GE comece 12h40 neste dia e vá até 13h25, o que faria a atração ter mais 20 minutos de duração. O Jornal Hoje seguiria normal, às 13h25. Como os telejornais locais passam a começar 11h45 em julho, isso ajudaria o projeto de aumento do Globo Esporte. 

O tempo extra seria preenchido com discussões e bate-papo, além de reportagens elaboradas sobre o Brasileirão, por exemplo. Ao mesmo tempo, agradaria os anunciantes, que fazem o pacote de transmissão do futebol nacional da Globo o mais caro da publicidade brasileira na TV.

Se aprovada, a ideia será colocada em prática ainda no início deste segundo semestre, junto com outras mudanças na programação previstas para o mês que vem. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.