Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

ARROZ DE PALMA

Globo escanteia novela de Manuela Dias e resgata trama do autor de Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Na montagem: Manuela Dias (à esquerda) e Bruno Luperi (à direita)

Manuela Dias e Bruno Luperi: autor de Renascer vê luz no fim do túnel após novela ser engavetada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/1/2026 - 14h48

A Globo decidiu mudar seus planos para a fila de novelas das nove e adiou o próximo projeto de Manuela Dias. A autora, que vinha sendo tratada como prioridade após o remake de Vale Tudo, teve sua trama retirada do planejamento previsto até o fim de 2027. Em seu lugar, a emissora optou por retomar o desenvolvimento de Arroz de Palma, adaptação assinada por Bruno Luperi, autor de Renascer (2024). A trama estava engavetada desde 2020.

A mudança faz parte de uma estratégia mais ampla da direção de Dramaturgia, que passou a reavaliar o ritmo e o clima das próximas produções após a recepção turbulenta de Vale Tudo. Internamente, a avaliação é de que a novela enfrentou problemas de execução e desgaste de narrativa, o que levou a emissora a adotar uma postura cautelosa com os próximos títulos da autora.

Outro fator foi o planejamento de grade. Como a novela entraria no ar depois de Avenida Brasil 2, de João Emanuel Carneiro, a Globo entendeu que seria arriscado emendar duas novelas de tom urbano, intenso e conflituoso. As informações são da colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias.

Arroz de Palma marcará o retorno de Luperi ao horário nobre e à ambientação rural que foi um trunfo em Pantanal (2020), mas que demonstrou sinais de cansaço e saturou a audiência após Terra e Paixão (2023) e Renascer (2024).

O projeto, baseado no romance homônimo de Francisco Azevedo, circula há anos nos bastidores da emissora. Já foi cogitado para a faixa das seis e chegou a ser estudado como uma produção exclusiva do Globoplay, mas nunca avançou. Agora, Luperi precisará repaginar a história para as 21h.

Qual a história de Arroz de Palma?

Arroz de Palma acompanha a trajetória de uma família ao longo de aproximadamente um século. A história começa em Portugal, no início do século 20, com o casamento de José Custódio e Maria Romana. Um punhado de arroz jogado sobre os noivos é guardado como símbolo e atravessa gerações, funcionando como elo entre acontecimentos.

A aposta da Globo é que o folhetim funcione como um "respiro" após produções mais agressivas e ajude a manter o público engajado depois do impacto esperado de Avenida Brasil 2.

Já Manuela Dias segue contratada da emissora e tem outro projeto em desenvolvimento, mas sem prioridade imediata. A autora chegou a comentar, antes do fim de Vale Tudo, que estava com uma novela "engatilhadíssima" para os próximos meses --seria uma produção pensada para o Globoplay.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.