Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Salvador da Pátria

Globo comete erro crasso ao atribuir novela a Gilberto Braga e corrige 10 horas depois

REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Uma montagem com Talitha Morete à esquerda e Gilberto Braga à direita. Ela veste uma camisa rosa e calça jeans e faz uma expressão séria com as duas mãos na barriga. Gilberto Braga posa para foto com uma camisa verde e as mãos cruzadas.

Talitha Morete corrigindo a homenagem feita a Gilberto Braga; O autor morreu na noite de ontem

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/10/2021 - 12h06

No Mais Você desta quarta-feira (27), Talitha Morete teve que corrigir uma informação errada que estava no vídeo de homenagem a Gilberto Braga, que morreu na noite de ontem aos 75 anos. A emissora atribuiu ao autor a novela Salvador da Pátria (1989) que na verdade foi escrita por Lauro César Muniz.

O vídeo, que compila as obras mais marcantes do escritor, está sendo exibido desde o Jornal da Globo na madrugada desta quarta e foi ao ar novamente no Mais Você, dez horas depois, ainda com o erro. "Uma correção aqui. Falamos que a novela Salvador da Pátria foi escrita por Gilberto Braga mas é de Lauro César Muniz", corrigiu a apresentadora ao vivo.

A gafe estava no texto da reportagem que cita Vale Tudo (1988) e na sequência afirma: "a trilogia da corrupção teve ainda O Dono do Mundo (1992) e Salvador da Pátria (1989)". Uma cena de Lima Duarte no folhetim de Muniz é apresentada mesmo não tendo nenhuma relação com a obra de Braga.

O autor é responsável por novelas de sucesso como Escrava Isaura (1976), Vale Tudo (1988), Pátria Minha (1994) e Celebridade (2003), entre muitas outras obras que fizeram história na Globo. Ele lutava contra a síndrome de Alzheimer e, desde a última sexta (23), estava internado por causa de uma infecção causada após a perfuração de seu esôfago.

Braga, casado com o decorador Edgar Moura Brasil desde 2014, faria aniversário na próxima segunda-feira (1º). Apesar de demorarem a oficializar a união, os dois viviam juntos há mais de quatro décadas.

Em 2008, o escritor foi indicado ao Emmy Internacional por seu trabalho em Paraíso Tropical (2007), atualmente reprisada no canal Viva. Sua última novela na Globo, porém, não fez jus ao auge de seu trabalho: em 2015, ele assinou com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga a novela Babilônia, um dos maiores fracassos da emissora na faixa das 21h.

Confira um trecho da homenagem feita pela Globo no vídeo abaixo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.