Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SONOPLASTIA

Funcionário do SBT expõe segredos de Ratinho e viraliza nas redes sociais; vídeo

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

O apresentador Ratinho sorri ao lado de seu mascote, Xaropinho, no estúdio do Programa do ratinho no SBT

Ratinho e o mascote, Xaropinho, no estúdio do SBT; efeitos sonoros da atração viralizaram

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 6/8/2021 - 6h35

Desde a década de 1990, o Programa do Ratinho apresenta um diferencial na TV brasileira: a sonoplastia. Os efeitos sonoros divertidos utilizados na atração se tornaram muito marcantes ao longo dos anos e agora também viraram atração na internet. Um funcionário do SBT viralizou nas redes sociais ao mostrar os segredos de bastidores da sonoplastia de Carlos Massa. 

Diego Alves é o profissional que tem divulgado seu trabalho com os famosos efeitos do Ratinho. Ele faz parte do quadro de funcionários da emissora desde 2015. Começou trabalhando como estagiário na discoteca (setor que produz e edita trilhas sonoras) e depois foi ser sonoplasta do Programa Silvio Santos. Em agosto do ano passado, migrou para a atração diária. 

A inspiração para gravar os bastidores de seu trabalho, no entanto, veio da Record. Alves viu um sonoplasta do Balanço Geral mostrar como era sua rotina no jornalístico e quis fazer o mesmo. Pediu para um colega registrá-lo enquanto adicionava os efeitos de som às cenas que iam acontecendo durante a gravação de um programa.

"Eu recebo o roteiro sobre os quadros que aquela edição vai ter, mas o que vai acontecer dentro deles não sei, é totalmente freestyle. Não tem escrito 'neste momento apertar tal botão, neste momento o Marquito vai cair, o Ratinho vai jogar água no Marquito'. Eu fico completamente prestando atenção no programa, e é tudo no momento", explica ele.

O profissional editou o vídeo de maneira que metade da tela mostrasse ele em ação e a outra metade exibisse o programa da forma com que foi ao ar, com os efeitos que o público conhece. O material foi publicado no perfil dele no LinkedIn e logo começou a fazer sucesso. 

"Deu uma repercussão legal. Tá com mais de 5 mil visualizações [só no LinkedIn]. As pessoas viam a sonoplastia do Ratinho, o sonoplasta, como uma figura muito abstrata. Conheciam os efeitos, mas não quem os fazia e não como eram feitos. Os efeitos sonoros do Ratinho são muito famosos, as pessoas usam pra fazer podcast, pra fazer vídeo. Eu não esperava [a viralização], pra mim é só um trabalho normal, às vezes não sei nem como responder. Mas a galera tem elogiado muito", contou ele. 

O ator Daniel Furlan viu o vídeo no LinkedIn e comentou sobre isso no Twitter, o que impulsionou ainda mais as visualizações. Alves passou a publicar mais vídeos de seu trabalho também nessa rede social e no Instagram. Ele quer continuar produzindo esse tipo de conteúdo. "Nunca imaginei que ia chegar nisso tudo, mas tô gostando de saber que as pessoas querem acompanhar mais os bastidores", diz o sonoplasta. 

Veja vídeos de Diego Alves em ação:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.