RECUPERADO

Fora da Copa para tratar câncer, Luis Roberto já tem data para voltar à Globo

Reprodução/TV Globo

Imagem de Luis Roberto durante uma transmissão na Globo

Luis Roberto volta à narração esportiva na partida entre Flamengo e Cruzeiro na Libertadores

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/8/2026 - 20h02

Fonte Preferencial

Luis Roberto já tem data para voltar à Globo: ele estará no ar na próxima quarta-feira (12), depois de quatro meses afastado do trabalho. O locutor foi diagnosticado com uma neoplasia maligna na região cervical, que o deixou afastado da cobertura da Copa do Mundo.

A informação é da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo. O locutor vai narrar a partida entre Flamengo e Cruzeiro pelas oitavas de final da Libertadores. O jogo acontece no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

À publicação, o narrador definiu o retorno como "uma chance de recomeçar". "Depois de um período de luta e superação, voltar a fazer o que amo, reencontrar colegas queridos, entrar novamente em um estádio, ligar o microfone, viver aquela energia única, é sentir a vida pulsando com toda a intensidade que ela merece", declarou.

Luis Roberto seria o narrador titular da Seleção Brasileira na transmissão da Globo em Copas do Mundo pela primeira vez, mas descobriu o tumor maligno a apenas dois meses do torneio. Everaldo Marques o substituiu.

"Claro que é um momento difícil. Profissionalmente, a gente tinha um projeto que ia culminar com a Copa do Mundo. Mas a Copa agora é estar vivo, é poder seguir a vida ao lado das pessoas que estão do meu lado e que não soltaram a minha mão", declarou na ocasião. 

Nos últimos meses, o jornalista passou por 33 sessões de quimioterapia e sete de radioterapia. Luis Roberto anunciou o fim do tratamento em julho. 

Segundo informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer), de 2000 a 2017, cerca de 80% dos tumores de cabeça e pescoço no Brasil foram identificados em estágios avançados. O país é um dos mais afetados pela doença no mundo. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecções por HPV e outros vírus estão entre os principais fatores de risco.

Em conversa com os seguidores do Instagram, Luis Roberto contou que descobriu a doença após notar um caroço no pescoço. A enfermidade, no entanto, pode se manifestar de diversas maneiras.

"Feridas na boca que não cicatrizam, caroço no pescoço, que foi o meu caso, inclusive, rouquidão persistente, dor de garganta que não melhora ou dificuldade para engolir são sinais de alerta e devem ser investigados por um cirurgião de cabeça e pescoço. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Informação salva vidas", destacou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.