Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM POLÍGRAFO

Filha de Beth Carvalho reclama de censura ao citar Lula em entrevista a Bial: 'Triste'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luana Carvalho em tela dividida com Pedro Bial durante o Conversa com Bial

Luana Carvalho durante a entrevista ao Conversa com Bial; ela reclamou de censura da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2021 - 15h55

Luana Carvalho, filha da cantora Beth Carvalho, reclamou da edição de sua entrevista ao Conversa com Bial, que foi ao ar na madrugada desta sexta-feira (7). "Censura num programa tão importante, que se propõe a falar de uma artista cujo engajamento escancarado foi sempre notável, e nesse momento delicado de Brasil, não dá mais, Rede Globo", escreveu em seu Instagram.

De acordo com a emissora, o comentário foi feito quando a entrevista já teria sido finalizada e "não houve qualquer censura".

Segundo Luana, o trecho que não foi ao ar trazia uma menção à recente entrevista de Pedro Bial ao Manhattan Connection, da TV Cultura. "O [ex-presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] já até disse que gostaria de fazer o programa comigo, mas aí tinha que ser ao vivo. Pode até ser ao vivo, mas aí teria que ter um polígrafo acompanhando todas as falas dele", disse o apresentador na ocasião.

A filha de Beth Carvalho ressaltou que aprovou a homenagem à mãe, mas ponderou: "Cortarem a parte em que digo que homenagem mesmo a ela seria ele [Bial] entrevistar o Lula, sem polígrafo, é censura e fere o legado político prioritário na carreira de Beth Carvalho".

Luana ainda revelou o que teria sido dito a ela pela produção do Conversa com Bial: "A justificativa de que a entrevista está 'em negociação e meu pedido poderia atrapalhar' não faz o menor sentido. Pelo contrário. Poderia, quem sabe, até ajudar. Estava muito feliz com a entrevista, mas fiquei bem triste com isso".

Em nota enviada ao Notícias da TV, a emissora afirma que a declaração foi dada quando a entrevista já havia chegado ao fim. "A resposta do apresentador foi de que existia não só a vontade, mas uma negociação em andamento para que a entrevista fosse realizada".

Ainda segundo a Globo, o material bruto teve duração de 62 minutos e passou por um processo de edição "natural". "Não houve qualquer censura à Luana Carvalho no programa exibido ontem. A menção ao posicionamento político da entrevistada, inclusive, foi exibido em outros momentos", conclui a nota.

Apesar da declaração dada recentemente, Pedro Bial já entrevistou Lula em ao menos duas ocasiões na Globo, ambas no Fantástico. A primeira foi em 17 de agosto de 2003, durante o primeiro ano de mandato do petista como presidente. A segunda foi ao ar em 1º de janeiro de 2006, e tratou sobre o escândalo do Mensalão.

Confira a íntegra do posicionamento da Globo abaixo e, em seguida, a postagem feita pela filha de Beth Carvalho:

"Durante o papo no Conversa com Bial, quando a entrevista já tinha terminado, Luana Carvalho manifestou o desejo de que Pedro Bial entrevistasse o presidente Lula. A resposta do apresentador foi de que existia não só a vontade, mas como uma negociação em andamento para que a entrevista fosse realizada. Após a entrevista, o programa teve o cuidado de entrar em contato com Luana para explicar que não iria incluir o trecho citado acima, pois não queria antecipar a informação sobre a negociação e, caso o convite fosse aceito, a comunicação para o público deveria feita pelo próprio programa.

A gravação da linda homenagem a Beth Carvalho durou exatamente 62 minutos e é natural que o material passe por um processo de edição para se adequar ao tempo de exibição. Não houve, porém, qualquer censura à Luana Carvalho no programa exibido ontem. A menção ao posicionamento político da entrevistada, inclusive, foi exibido em outros momentos, mais precisamente no minuto 9:50 da entrevista."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.