Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

ADEUS

Eliane Cantanhêde deixa a GloboNews depois de 15 anos: 'É hora de parar'

Reprodução/GloboNews

Senhora está na frente de um fundo panorâmico da cidade à noite

Eliane Cantanhêde foi comentarista da GloboNews nos últimos 15 anos; de saída

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/8/2025 - 15h28

Depois de 15 anos de serviços prestados à GloboNews, a comentarista Eliane Cantanhêde está de saída do canal de notícias da Globo. A analista política, muito criticada na internet por algumas falas fora do tom, confirmou sua demissão em suas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira (1º): "É hora de parar".

"Depois de 15 anos felizes e de muita energia na Globonews, ao lado de tanta gente querida e competente, é hora de parar e reservar as noites para meus livros, séries e um bom vinhozinho. Obrigada a todos, particularmente a você, assinante. Foi ótimo enquanto durou", escreveu ela no X.

Ao F5, Eliane contou que estava cansada de ser atacada por seus comentários. "Trabalhar das 8h até 22h, apanhar de todo lado na internet... Cansei. Tinha abrir mão de um dos quatro empregos e abri. Tem hora pra tudo. É difícil decidir parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia, voltei inclusive para a psicóloga e acabou sendo numa boa", disse ela.

"Sou jornalista desde os 19 anos e recebi convites importantes para televisão ao longo da carreira, mas só acabei aceitando numa idade em que os colegas já estão parando. Acabei ficando 15 anos. Aceitei o convite porque era a GloboNews e um programa que estava começando do nada, o Em Pauta, com muito horizonte para inovar, na forma e no conteúdo. Foi uma experiência incrível, com jornalistas maravilhosos e amigos para toda vida", valorizou.

Nos bastidores, porém, a saída de Eliane é encarada como uma tentativa da Globo de se afastar das falas controversas da comentarista. Até Dilma Rousseff já a criticou abertamente por uma fala de cunho machista contra a primeira-dama Janja da Silva.

A analista política também virou piada na internet ao elogiar o então presidente Jair Bolsonaro por ter se expressado bem em inglês na Cúpula das Américas em 2022. Na verdade, o político falou em português, e Eliane apenas ouviu o intérprete que traduzia as falas em tempo real.

No fim de junho deste ano, Eliane voltou a ser criticada após falar que "o Irã não consegue matar ninguém" em uma conversa com Jorge Pontual. "Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel, não matam ninguém?", ela questionou.

"Tem uma mortezinha daqui e outra ali, 23 feridos daqui e 40 ali, mas feridos. Isso é o tipo de míssil ou tipo de edificação de Israel que soa mais poderosa? Eu não consigo entender porque essa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém", continuou a comentarista, que precisou se retratar dois dias depois.

Segundo o site TV Pop, a Globo decidiu mandar a comentarista embora para evitar novas controvérsias. Em respeito à trajetória dela no conglomerado, porém, a emissora teria optado por dizer que a saída foi uma decisão dela.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.