LUTO NA DUBLAGEM
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

José Santana, eterno dublador de Chuck Norris, morreu aos 83 anos no domingo (7)
O dublador José Santana, voz de Chuck Norris no Brasil, morreu aos 83 anos no domingo (7), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais, mas a causa da morte não foi divulgada. O veterano também dublou personagens de Os Simpsons, como o diretor Seymour Skinner e Tony Gordo.
Entre os personagens icônicos que contaram com a voz de José Santana, ainda estão Logan Roy, em Succession (2018-2023), e Hector Elizondo em Um Tira da Pesada (1984). Santana também dublou Willie Tanner, o pai em ALF, o ETeimoso (1986-1990), e Doc, em Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009).
O ator também foi a voz da narração de Superamigos (1973-1985), dizendo a frase "Enquanto isso, na Sala de Justiça...", presente na memória dos fãs. Outro sucesso foi a voz do tio Machete na franquia Pequenos Espiões (2001).
Além de filmes, séries, animações e animes, ele emprestou a voz para games e novelas mexicanas. Entre os folhetins latinos que dublou, estão Privilégio de Amar (1988), A Intrusa (2001), A Desalmada (2021), Contigo Sim (2021) e a colombiana Paixões de Gavilanes (2003), exibidas pelo SBT.
José Santana começou a trabalhar aos 15 anos na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ), como locutor esportivo, de corrida de cavalos e radioator.
De década de 1960, passou pelas rádios Relógio, Eldorado e Guanabara. Já no início dos anos 1970, integrou o time da Rádio Nacional, além de participar da atrações da TV Tupi do Rio de Janeiro.
José começou na dublagem em 1972. Quatro anos depois, se tornou diretor de dublagem na Herbert Richers e, posteriormente, na Telecine, ocupando a função até o começo dos anos 2000.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.