NOVO LIVRO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Edney Silvestre em reportagem do Bom Dia São Paulo; jornalista ressurgiu na Globo após demissão
Três anos após ter sido dispensado pela Globo, o repórter Edney Silvestre voltou a aparecer na emissora em uma breve reportagem do Bom Dia São Paulo nesta quinta (16). O jornalista foi entrevistado para falar sobre o lançamento de seu novo livro, O Último Van Gogh.
O noticiário local da Globo acompanhou o lançamento da obra em uma livraria em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. "Um quadro perdido, um pintor atormentado e um jovem brasileiro à margem da sociedade. Em O Último Van Gogh, novo romance do jornalista e escritor Edney Silvestre, passado e presente se entrelaçam numa trama que cruza continentes e séculos", explicou Sabina Simonato.
Nas imagens registradas na reportagem, Edney apareceu rodeado de amigos, admiradores e até ex-colegas da emissora, como Sandra Annenberg e Ernesto Paglia.
O livro conta a história de um jovem brasileiro, morador de rua, que encontra o livro de cartas de Van Gogh (1853-1890) e se reconhece na história do pintor do século 19.
"É alguém lidar com o livro de cartas do Van Gogh. Ele primeiro recusa, acha ridículo e, em seguida, começa a ler. No que ele começa a ler, o Van Gogh aparece no livro. Tem um momento que é chave, que Van Gogh diz: 'quando eu entro na casa do meu pai, (do nosso pai, porque ele escrevia para o irmão), eu me sinto como um cachorro sujo'. E ele pensa: 'alguém sente e fala o que eu sinto'. E aí ele vai se salvando", comentou o ex-repórter da Globo.
A trama foi elogiada na reportagem, narrada por Patrícia Falcoski. "Mesmo sendo uma obra de ficção, o texto de Edney não deixa de ter uma intenção firme de transformar a realidade", apontou. Sabina Simonato desejou sucesso ao jornalista.
Atualmente com 75 anos, Edney Silvestre entrou na Globo em 1992 e se tornou um dos repórteres mais marcantes da emissora. Correspondente em Nova York de 1996 a 2002, o profissional participou de coberturas jornalísticas importantes, como a dos atentados terroristas de 11 de Setembro, em 2001, nos Estados Unidos.
Edney foi demitido em 2022, após passar 30 anos trabalhando para a emissora. Paralelo ao seu trabalho na TV, ele sempre manteve acesa a paixão pela escrita e pela dramaturgia.
Foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti 2010 com o romance Se Eu Fechar os Olhos Agora, que virou minissérie escrita por Ricardo Linhares para a Globo em 2018.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.