Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

LUTO

De Mutantes a Caminho das Índias: Preta Gil teve carreira de atriz na Globo e Record

REPRODUÇÃO/RECORD

Preta Gil está com expressão séria e cabelos soltos em cena da novela Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008)

Preta Gil como a personagem Helga em cena da novela Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2025 - 7h35

Preta Gil (1974-2025) construiu uma trajetória marcante na música brasileira, mas sua carreira foi além dos palcos. A cantora, que morreu aos 50 anos no último domingo (20), também atuou em novelas e séries de televisão, com passagens por produções da Globo e da Record. Ela interpretou personagens recorrentes e fez participações como ela mesma em algumas produções.

Sua estreia como atriz na TV aconteceu em 2003, na novela Agora É Que São Elas, da Globo. Na trama escrita por Ricardo Linhares, Preta interpretou Vanuza, filha de Dinorá, personagem de Joana Fomm. A experiência marcou o início de uma breve, porém significativa, incursão pela teledramaturgia.

"Às vezes sinto saudades da época em que eu virava noites gravando, das externas, de tudo. É uma parte da minha história", disse a artista ao jornal Extra, em 2021.

Em 2008, ela viveu a personagem Helga em Os Mutantes: Caminhos do Coração, novela de ficção científica da Record escrita por Tiago Santiago. No mesmo ano, atuou no episódio piloto da série Ó Paí, Ó, da Globo, derivada do longa-metragem homônimo estrelado por Lázaro Ramos. Na atração, deu vida à personagem Magda.

Dois anos depois, voltou à Globo para uma participação especial em As Cariocas (2010), série criada por Daniel Filho. No episódio A Internauta da Mangueira, Preta interpretou Gláucia, dividindo cena com Sheron Menezzes.

A atriz ainda apareceu como ela mesma na novela Caminho das Índias (2009), em uma performance musical que fez parte de um núcleo festivo da trama de Gloria Perez.

O último trabalho ficcional da artista na televisão foi em Vai que Cola (2015), do Multishow. No humorístico, ela interpretou Flor de Liz, personagem feita sob medida para sua personalidade espontânea.

Preta ainda fez participações musicais e interpretou ela mesma em Ti Ti Ti (2010) e Cheias de Charme (2012).

Ao longo da carreira, dividiu sua rotina entre os palcos, os programas de TV, as redes sociais e as gravações para a teledramaturgia. Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo (20), nos Estados Unidos. Ela lutava contra um câncer no intestino há dois anos e passava por um tratamento delicado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.