Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECISÃO DEFINITIVA

Datena deixa Bolsonaro na mão e desiste de virar político pela quinta vez

REPRODUÇÃO/BAND

O apresentador José Luiz Datena no Brasil Urgente

O apresentador José Luiz Datena confirmou sua desistência no Brasil Urgente desta quinta (30)

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 30/6/2022 - 16h25
Atualizado em 30/6/2022 - 16h41

José Luiz Datena desistiu pela quinta vez de concorrer a um cargo público mesmo como líder das pesquisas de opinião na corrida pelo Senado de São Paulo. O apresentador deixa o presidente Jair Bolsonaro na mão no maior colégio eleitoral do país, já que seria o principal palanque dele em busca da reeleição. "Sigo com a minha bandeira, em defesa da democracia. Esse sou eu e sempre serei eu", justificou.

O âncora abriu o Brasil Urgente desta quinta (30) agradecendo o chefe do Executivo. "Eu queria deixar a minha palavra aqui para o presidente da República que deu hoje de manhã uma declaração que tinha me escolhido como candidato ao Senado por São Paulo", discursou.

"Não foi pela parte dele [Bolsonaro] que não deu certo. Eu já considerei a possibilidade de me candidatar ao Senado e a outros cargos em eleições anteriores, mas continuo com o mesmo aliado preferencial, que me acompanha e que é acompanhado por mim. Aquele aliado que nunca me abandonou", acrescentou.

"[Esse aliado] não estará na urna votando por mim, mas continuará ligado em mim nos meus programas. São os meus telespectadores", explicou o jornalista, que também mandou um recado para os seus "quase" correligionários:

Não tenho dúvida que posso continuar a defender a população da tribuna que ocupo a tantos anos. Para aqueles que me convidaram e incentivaram, não foram poucos, fica o meu obrigado. Eles entenderão que a política não é meu espaço natural. É possível lutar pelo bem comum em muitas arenas, a minha, todos conhecem.

"Eu desejo felicidade nessa campanha e ignoro, claro, certos grupos radicais que me hostilizaram. Sigo com a minha bandeira, em defesa da democracia e da República brasileira. Esse sou eu e sempre serei eu", arrematou o comunicador.

Qual a relação entre Datena e Bolsonaro?

Datena é filiado ao PSC (Partido Social Cristão), que é uma das siglas que compõem a base do atual governo. Ele era uma das peças-chaves da campanha de Bolsonaro à reeleição, pela possibilidade de angariar votos como o franco favorito à uma cadeira no Senado por São Paulo.

A desistência também interfere nos planos do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que sai em desvantagem na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O bolsonarista está empatado tecnicamente com Rodrigo Garcia (PSDB) em terceiro lugar, atrás de Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB).

O jornalista havia cogitado a possibilidade de concorrer a um cargo público por diversas vezes, chegando a ficar alguns dias fora do ar na Band em 2018 diante de um impasse sobre a candidatura. Ele já havia desistido de disputar uma vaga no Senado no início de junho, mas voltou atrás em questão de horas.

Veja um trecho do discurso de José Luiz Datena no Brasil Urgente:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.