Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ILZE SCAMPARINI

Correspondente da Globo estreia em nova função após 22 anos de Itália

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Ilze Scamparini segurando o seu primeiro livro Atire Direto no meu Coração com a mão direita em um fundo preto. Ela veste uma camisa de gola branca e posa com um semblante sério.

A agora escritora Ilze Scamparini exibe a capa de seu primeiro livro: Atire Direto No Meu Coração

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/12/2021 - 14h58

Correspondente da Globo na Itália desde 1999, Ilze Scamparini se lançou em uma nova função: a jornalista de 62 anos virou escritora. A obra de lançamento da nova carreira é Atire Direto No Meu Coração, "livremente inspirada em fatos reais" e que aborda temas que a autora acompanhou durante a trajetória como repórter.

O romance de estreia tem 304 páginas e está em fase de pré-venda pela editora Harper Collins. Segundo Ilze, a história nasceu após a sua chegada em Roma, onde conheceu uma militar que havia sido voluntária na guerra do Kosovo (1998-1999).

"Eu acho que esse livro mostra, ou pelo menos tenta mostrar --e espero ter conseguido isso-- como a guerra transforma para pior tudo", explica ela em entrevista ao programa Conversa com Bial, que vai ao ar nesta terça-feira (7).

A repórter não foi à guerra, mas revela que sentiu como se as bombas estivessem estourando do seu lado ao ouvir o relato da soldada italiana. Apesar da história retratar o conflito em um país balcânico, Ilze defende que a obra também retrata problemas ao redor do mundo.

"Acredito que seja um alerta contra os nacionalismos, de qualquer tipo, e contra as guerras, sejam elas quais forem. Várias definições de guerra foram criadas nos últimos tempos. Fala-se até em guerra justa. Não existe guerra justa. Sacar uma só arma já é injusto", afirmou em entrevista à revista Quem.

No programa desta noite, a correspondente também fala sobre os bastidores da cobertura do Vaticano e sobre a difícil chegada da Covid-19 à Itália no início da pandemia. Ela também vai relembrar reportagens marcantes em sua carreira, como o dia em que entrevistou o Papa Francisco durante uma viagem de avião.

Ilze tomou gosto pela produção literária e adianta que está escrevendo um livro sobre sua vivência de 22 anos em Roma. "Acho que pode ser uma contribuição de tudo que eu vi e vivi aqui esses anos", justifica.

Confira no vídeo abaixo um fragmento do romance de estreia de Ilze Scamparini.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.