Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROGRAMAÇÃO DE 2022

Contra Venenosa, Globo reduz Jornal Hoje e passa a reprisar duas novelas à tarde

RENATO ROCHA MIRANDA/GLOBO

Prisclia Fantin e Eduardo Moscovis se abraçam em cena da novela Alma Gêmea

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em cena Alma Gêmea (2006): novela com cara da nova sessão

GABRIEL VAQUER E MÁRCIA PEREIRA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/9/2021 - 17h48

A Globo está se armando para mudar mais uma vez a programação vespertina. No próximo ano, a emissora terá uma segunda faixa de reprises de novelas às tardes: a partir das 15h45. Com isso, o Jornal Hoje terá a duração reduzida, como era antes da pandemia da Covid-19, e a Sessão da Tarde vai brigar pela liderança contra A Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral, da Record, que virou uma "pedra no sapato" da líder de audiência na TV aberta.

Há sete anos, a Globo perde audiência para as fofocas de Fabíola Reipert na concorrência. Entretanto, a nova estratégia agora é focada na transição de público. Por isso, após os filmes, a emissora colocará novelas leves, comédias, que caiam no gosto dos jovens. Tramas de época e românticas, como Alma Gêmea (2006), são fortes candidatas mesmo que já tenham sido reprisadas no passado.

Os ajustes foram propostos pelo departamento de programação e todo planejamento está em desenvolvimento internamente. Até a área comercial já foi acionada para trabalhar as vendas dessa grade que entrará no ar em 2022.

O Jornal Hoje, que tem praticamente uma hora e meia de duração, voltará aos antigos moldes com aproximadamente 40 minutos. A nova faixa de novela também não muda o Vale a Pena Ver de Novo. A sessão de reprise continuará na programação com novelas fortes, que marcaram época, como é o caso de O Clone (2001), que é a próxima a entrar no horário.  

Malhação inédita

O "pacote" vespertino inclui uma nova temporada de Malhação feita por irmãos negros e que cresceram em um comunidade carente do Rio de Janeiro. A emissora engavetou mesmo a história que seria produzida em 2020, Transformação, escrita por Márcia Prates e Priscila Steinman.

Eu Só Quero É Ser Feliz é o título provisório da nova temporada de Malhação encomendada aos estreantes Marcos Carvalho e Eduardo Carvalho. Cineastas, eles contem com curtas-metragens premiados em seus currículos. O argumento do folhetim foi entregue à direção de teledramaturgia da Globo, que avalia o projeto para dar o sinal verde para os dois roteiristas avançarem no conteúdo. 

A concorrência

Toda essa "equação" da Globo faz a líder seguir os passos das suas concorrentes, Record e SBT, que apostam em reprises de novelas para prender a audiência.

No entanto, se as programações do SBT e Record se mantiverem como estão, as novas tramas brigarão com Fofocalizando e Casos de Família na emissora de Silvio Santos. Já na Record, a batalha será contra outro folhetim. No momento, a emissora de Edir Macedo exibe Prova de Amor, trama de Tiago Santiago.

A Record também já chegou a exibir duas reprises seguidas de novelas em sua programação vespertina. Atualmente, o SBT tem duas novelas mexicanas na faixa da tarde: Coração Indomável, às 17h30, e Amor Verdadeiros, às 18h30.

A reprise do momento no Vale a Pena Ver de Novo é Ti Ti Ti (2011), seguida por uma reexibição de Malhação Sonhos. Entretanto, ambas têm apresentado baixo índices de audiência, o que prejudica a novela das 18h, Nos Tempos do Imperador

Procurada, a Globo não oficializa ainda a mudança. "A grade de 2022 ainda está em construção, há várias ideias e projetos em desenvolvimento e nem todos eles estarão confirmados para a grade do ano que vem", diz a nota da Comunicação da emissora. 


Colaborou GUILHERME MACHADO


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#72 - Angel e Alex têm encontro explosivo em Verdades Secretas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.