Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PREVENÇÃO PARA 2023

Conmebol cria cláusula 'antirrescisão' para evitar nova Globo na Libertadores

DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS

Dudu em campo pelo Palmeiras. Ele usa uma camisa verde e vê uma bola chegar perto.

Dudu, do Palmeiras, atual campeão da Libertadores: Conmebol cria cláusula para evitar rescisões de contrato

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/12/2021 - 6h45

Com as regras já definidas, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) começa a avançar nas negociações dos direitos da Libertadores a partir de 2023. A principal medida estabelecida é uma cláusula antirrescisão prevista com a FC Diez Media, empresa que negocia o evento. Se alguém romper o contrato no meio, como a Globo fez no ano passado, a agência irá arcar com o prejuízo financeiro da entidade sul-americana.

Em 2020, no auge da pandemia do coronavírus, a Globo rescindiu o contrato de transmissão da Libertadores por considerá-lo impagável com a disparada do dólar. Por ano, a emissora desembolsava US$ 60 milhões (R$ 333 milhões na cotação atual) por jogos na TV aberta e paga. O caso foi para a Justiça e só se resolveu em outubro deste ano.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Conmebol espera não ter novas perdas financeiras com a medida. Por causa das rescisões de Globo e do DAZN, que também abriu mão da Copa Sul-Americana em contrato que era válido até 2022, houve um prejuízo muito além do esperado para o período.

A FC Diez Media também promoveu mudanças nos critérios e na avaliação para definir quem comprará os direitos. Para evitar um apagão da Copa Sul-Americana, a licitação da segunda competição continental da Conmebol será realizada no mesmo período da Libertadores. Esta informação foi publicada inicialmente pelo site Máquina do Esporte e confirmada pela coluna.

Outro fator importante é o espaço que as competições terão na programação normal da empresa que for comprar as partidas. A Conmebol vai passar a considerar como primordial o tempo para repercussão dos jogos em noticiários diários ou em programas esportivos. O objetivo é priorizar quem promete falar mais, principalmente antes e após a final da competição.

Esta decisão pode ser uma boa notícia para a Globo. Após o título do Palmeiras no último fim de semana, a emissora deu amplo espaço para os palmeirenses comemorarem o tricampeonato em seus programas --mesmo sem ela ter os direitos do confronto contra o Flamengo.

A Conmebol espera definir quem serão os transmissores da Libertadores e da Copa Sul-Americana até a primeira quinzena de abril de 2022. O contrato novo será válido a partir de 2023 e durará até 2026. Globo e SBT prometem uma briga ferrenha na TV aberta. Na TV paga, a Disney quer renovar e terá a WarnerMedia como grande rival. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.