Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESCRÉDITO AO VIVO

Comentaristas da Jovem Pan desmentem repórteres e causam briga nos bastidores

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Rodrigo Constantino com terno em sua casa em uma entrada ao vivo na Jovem Pan

Rodrigo Constantino: comentarista da Jovem Pan causa climão e revolta entre repórteres

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 9/8/2022 - 6h40

Comentaristas de extrema direita e repórteres da Jovem Pan estão em ponto de colisão nos bastidores. Os jornalistas que entram ao vivo em programas têm reclamado com a direção de serem desmentidos ao vivo pelos analistas quando dão informações sobre consideradas negativas contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma reunião aconteceu nesta segunda (8) para tentar resolver o problema.  

Pelo menos três repórteres reclamaram com chefes sobre o assunto, segundo apurou o Notícias da TV. O caso mais grave aconteceu com Maicon Mendes na última sexta (5), dentro do noturno Jornal Jovem Pan. Os desmentidos são feitos por comentaristas como Rodrigo Constantino, Cristina Graeml, Alfredo Scaff e Marco Antônio Costa, todos eles árduos defensores do bolsonarismo em programas. 

Na sexta, Maicon Mendes noticiou a informação que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques revogou decisão que proibia o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, aliado de Jair Bolsonaro, de se candidatar nas eleições. Mendes deixou claro que Nunes e Bolsonaro tinham relação próxima --o que é sabido porque foi o atual presidente que o indicou ao STF.

Inconformado com o tom da reportagem, Scaff vociferou contra Mendes: "Dá impressão na reportagem que o ministro Nunes Marques está decidindo junto com o Bolsonaro. O que é inadmissível. Fazer isso é vincular ato jurídico com atos políticos. Eu acho que a gente precisa parar com esse assunto, de ficar fulanizando decisões jurídicas de quem não conhece nada de ato jurídico. Precisa tomar muito cuidado com esse tipo de reportagem", criticou Scaff. 

Logo após, Constantino apoiou Scaff: "A gente nunca vê um repórter dizer que existe um ministro petista, ministro tucano. A gente só vê repórter dizendo que existe um ministro bolsonarista. Mas vamos lá, né?". Editores e colegas ligaram para Mendes e mostraram apoio a ele após os ataques. Por causa dos frequentes casos, Maicon Medes se tornou o novo alvo de xingamentos nas redes sociais. Bolsonaristas começaram a chamá-lo de "comunista" e "repórter de esquerda". 

Veja o vídeo do caso:

Mas o fato não foi isolado. Semana passada, Scaff e Constantino, além de Cristina e Costa, descredibilizaram matérias de repórteres da Jovem que levavam a sério os números da pesquisa Datafolha, que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bem na frente de Bolsonaro. Para eles, levar as pesquisas ao pé da letra é um erro e uma "manipulação de reportagem".

Após reclamações dos repórteres que foram desmentidos ao vivo, os chefes da Jovem Pan se reuniram nesta segunda para decidir o que fazer. Marco Antônio Costa foi afastado do programa 3 em 1 e ainda será estudado se ele ficará no Opinião. Por enquanto, os outros continuam com seus espaços.

Mas os jornalistas da Redação querem medidas enérgicas. Se os ataques ao conteúdo das reportagens continuarem em programas de debate e em jornais, uma atitude mais drástica será tomada. Uma debandada é uma das possibilidades pensadas. Em época de eleição, queixa-se que as atitudes são ainda mais graves e colocam em xeque a credibilidade do canal.

Procurada pelo Notícias da TV, a Jovem Pan não se pronunciou sobre o assunto. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.