Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EX-ÁRBITROS CHATEADOS

Comentário de debatedor do SporTV causa revolta na Central do Apito da Globo

REPRODUÇÃO/SPORTV

Fernanda Colombo, Sálvio Spínola e PC de Oliveira no quadro Central do Apito, do Seleção SporTV

Árbitros da Central do Apito, da Globo, estão chateados com fala de colega em live na web

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/8/2021 - 19h23
Atualizado em 3/8/2021 - 19h50

Contratados da Globo para comentar lances polêmicos do futebol brasileiro, os ex-árbitros Sálvio Spínola, Sandro Meira Ricci, Paulo César de Oliveira e Fernanda Colombo reclamaram formalmente com a direção da emissora por causa de um comentário de Arnaldo Ribeiro, debatedor do programa Seleção SporTV, em uma live no YouTube após o jogo entre São Paulo x Palmeiras no último sábado (31). Arnaldo negou uma crítica direta aos colegas comentaristas.

Ribeiro, que já foi diretor e comentarista do ESPN Brasil, afirmou que os juízes de futebol marcam faltas ou lances polêmicos baseando-se no que comenta o quadro do programa apresentado por André Rizek. Isso acabaria por interferir na qualidade de jogo e na marcação correta. Foi o que Arnaldo disse ter acontecido em um pênalti não marcado para o São Paulo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro no último fim de semana.

"Para você entender a questão do pênalti revertido e o lance final, é o seguinte: o árbitro do VAR era o Péricles Bassols. Um árbitro péssimo e que virou comentarista de arbitragem na TNT. Sabe o que ele tem no WhatsApp? O grupo dos comentaristas todos. O pênalti do Marquinhos, quando atropela ele, passa por cima… O Luiz Flavio de Oliveira está de frente para o lance, é imperdoável. O Sálvio Spínola, na transmissão, fala que na visão dele não foi", opinou Arnaldo.

"O Péricles Bassols manda no ouvido do Luiz Flavio de Oliveira, depois de ouvir o Sálvio: 'Dá uma olhada, na transmissão estão falando que não foi'. É assim que funciona o VAR o Brasil. Não tem interpretação do árbitro em campo. A interpretação é da câmera lenta, do cara do VAR e depois de ele ouvir a Central do Apito", declarou.

O caso virou assunto no início da semana no SporTV, em plena cobertura de Jogos Olímpicos. Arnaldo Ribeiro não é contratado fixo da Globo --ele ganha por participação na atração de André Rizek, normalmente atuando às quartas-feiras. Para muita gente, houve desrespeito claro com os colegas de emissora.

Globo recebeu reclamação formal

Na segunda (2), os profissionais que fazem a Central do Apito reclamaram formalmente com os seus chefes no Esporte da Globo. Disseram se sentir ofendidos pela fala de Arnaldo Ribeiro e que ela não fazia sentido algum. No quadro do programa, gravado nesta semana por Fernanda, Spínola e Oliveira, todos eles preferiram não entrar na polêmica, mas mandaram indiretas. 

"Mais uma vez eu tenho que ressaltar e vender o nosso peixe porque esse é o papel do comentarista de arbitragem, exatamente por essa análise técnica baseada na experiência que nós tivemos no campo de jogo, mas fundamentalmente na regra do jogo. Erramos e acertamos. Quando tem uma questão de interpretação, nós debatemos, mas quando é conceito da regra, a gente sempre tenta trazer aqui o que diz a regra e a maneira como ela deve ser interpretada", disse PC de Oliveira.

"Eu tive que pegar o livrinho de regras e mostrar para muitos ex-jogadores de futebol que estavam discordando. Quando eles leram 'disputar com o adversário', eles entenderam que estava certo", contou Sálvio Spinola. "Pode mandar [o livro de regras] para alguns jornalistas também, Sálvio", disparou PC de Oliveira. A fala foi interpretada como uma crítica velada a Arnaldo Ribeiro. A Globo prometeu para os ex-árbitros que irá resolver o problema internamente.

Procurada pela coluna, a Globo não se posicionou até o fechamento da reportagem. Caso o faça, o texto será atualizado.

Arnaldo Ribeiro esclarece

Também procurado pela coluna, Arnaldo Ribeiro esclareceu sua opinião no sábado em sua live: "Não estou sabendo da reclamação deles. No sábado, mais uma vez eu critiquei a utilização desastrosa do VAR no futebol brasileiro. Critiquei o comando da arbitragem e os árbitros do VAR e de campo. Para mim, estão todos 'perdidos'". 

Arnaldo Ribeiro também afirmou que não tem nada contra a Central do Apito nem que tenha sido uma reclamação direcionada aos colegas: "Nenhuma crítica específica à Central do Apito. Pelo contrário. Respeito a opinião deles (incluindo sobre o VAR), o trabalho deles e todos eles pessoalmente. Inclusive fui um dos responsáveis pela contratação do Sálvio para a ESPN --como primeiro comentarista de arbitragem da emissora (espécie de tabu até então). E, de novo, não é o foco do meu comentário. O foco é o quanto estão perdidos na utilização do VAR no futebol brasileiro. Essa é a discussão".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.