Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DATAS CONFIRMADAS

CNN Brasil fura a Band e acaba com tradição em debate presidencial

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Montagem de fotos com Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro lideram as pesquisas eleitorais para a presidência

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2022 - 12h37

A Band não fará o primeiro debate das eleições presidenciais de 2022. Na quarta-feira (26), a emissora anunciou uma mudança na data de seu evento de 4 para 14 de agosto e, com isso, será furada por CNN Brasil e Jovem Pan News. Os canais de notícias organizarão seus primeiros encontros com presidenciáveis.

Como suas concorrentes na TV aberta ainda não confirmaram a data de seus eventos, a Band tende a antecipar Record, SBT e Globo. No entanto, não poderá dizer que abriu os confrontos de ideias para o cargo mais importante do Executivo.

A emissora da família Saad tem como um de seus orgulhos jornalísticos começar os debates televisivos, já que foi a primeira na história a realizar um embate de ideias com concorrentes ao Planalto, em 1989.

Em novembro do ano passado, a Band já havia divulgado que trabalhava junto aos partidos políticos com duas datas para o evento com os presidenciáveis: 4 ou 11 de agosto. No mês seguinte, a Jovem Pan informou que faria o seu encontro no dia 9 do mesmo mês.

Já a CNN confirmou na semana passada que o seu debate acontecerá em 6 de agosto, um dia depois da data-limite para a definição de quem vai concorrer aos votos. Pelo cronograma oficial definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos têm o período entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar convenções para escolher coligações e selecionar seus candidatos à Presidência da República e aos governos de Estado.

No Jornal da Band de quarta-feira (26), a emissora anunciou a criação do "domingo eleitoral", já que os seus debates para presidente e governador no primeiro turno acontecerão nesse dia da semana.

"Criamos os domingos eleitorais, que são verdadeiras maratonas eleitorais. Vamos ter repórteres entrando o tempo todo, até o horário [20h] em que o Brasil inteiro vai poder ver o debate. Depois, o Canal Livre especial com os representantes dos candidatos, das 19h à 1h da madrugada", explicou Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.

Apesar de ter "perdido" para a CNN Brasil a abertura dos debates presidenciais, a emissora conseguiu assegurar a data para abrir os eventos com os governadores e confirmou o evento para 7 de agosto --o canal de notícias ainda não definiu seu cronograma para os eventos estaduais.

Como ainda não existiam em 2018, ano das últimas eleições nacionais e estaduais, CNN e Jovem Pan News organizarão embates entre candidatos ao Planalto e ao governo do Estado pela primeira vez.

Em 2020, a CNN já tinha promovido em confronto de ideias com candidatos a prefeitos de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. "Faremos um grande evento, um debate como nunca houve no Brasil", projeta Américo Martins, vice-presidente de Conteúdo.

O primeiro turno das Eleições 2022 acontecerá em 2 de outubro, e o segundo no dia 30 desse mesmo mês. Veja abaixo o calendário das redes de televisão que já confirmaram datas:

Primeiro turno

Presidente da República

  • CNN Brasil - 6 de agosto
  • Jovem Pan News - 9 de agosto
  • Band - 14 de agosto

Governador

  • Band - 7 de agosto
  • Jovem Pan News - 23 de agosto

Segundo turno

Presidente da República

  • CNN Brasil - 3 de outubro
  • Band - 4 de outubro
  • Jovem Pan News - 11 de outubro

Governador

  • Band - 6 de outubro
  • Jovem Pan News - 18 de outubro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.